• Home
  • Bem-Estar
  • 5 dicas para refrescar seu gatinho durante o verão

5 dicas para refrescar seu gatinho durante o verão

Embora a tolerância dos felinos com o calor seja maior, é preciso alguns cuidados para ajudá-los a se refrescar durante o verão

Nós sabemos a forma como as altas temperaturas afetam o nosso corpo e o que temos que fazer para nos refrescar, certo? Embora isso seja muito simples para nós, para os bichanos isso nem sempre é uma tarefa fácil. 

Quando as temperaturas estão muito altas, os animais costumam deitar com as patas para cima, pois isso os ajuda a se refrescar. Porém, nós, como donos de gatinhos, temos como ajudá-los nesse momento.

Como refrescar os gatos dentro de casa?

A maioria dos felinos vivem dentro de casa, não é mesmo? Por conta disso, algumas dicas são essenciais para refrescar os bichanos nos dias quentes.

  1. Escove os pelos

Você provavelmente deve saber que, durante o verão, a tendência dos gatos é ter uma troca de pelos muito maior. Por conta disso, a escovação nessa época do ano é ainda mais necessária. Tente fazer isso diariamente para retirar o pelo em excesso e tornar a sensação térmica do animal mais agradável.

Além de refrescar o animal, você garante que ele irá ingerir menos pelos no ato da sua higiene, garantindo assim um conforto maior para a saúde do felino.

  1. Coloque gelo na água

Você sabia que colocar uma pedrinha de gelo na água do gatinho é uma ótima forma para amenizar o calor? Além de despertar a curiosidade, irá estimular ainda mais a ingestão de água. 

Porém, para que isso realmente faça sentido, é preciso que esteja sempre renovando o cubo de gelo na vasilha de água. Água gelada e fresca é sempre bem-vinda, especialmente durante o calor.

  1. Água e mais água

Além da técnica da pedra de gelo, você pode aderir a uma outra para estimular o seu gato a beber água. A ideia aqui é espalhar mais vasilhas pela casa, realizando a troca por água fresca com mais frequência.

Quando o animal se depara com mais “pontos de hidratação” pela casa, o natural é que ele faça a ingestão de água com mais frequência do que o natural. Dessa forma, você auxilia o bichano a ficar mais confortável nos dias quentes.

  1. Lugares frescos e com sombra

É natural que, em dias quentes, como geralmente são os de verão, os gatos busquem por lugares frescos para deitar e abrigar-se do sol. Geralmente, esses lugares são: pias, banheiras, pisos frios, atrás de plantas e até mesmo o interior de vasos vazios.

Por isso, não estranhe se o seu animal estiver com esse tipo de comportamento, pois é algo comum durante o verão e em dias quentes. Além disso, procure liberar lugares confortáveis para ele manter-se fresquinho.

  1. Ambiente agradável

Procure evitar expor o seu gato ao ar quente, passeios ao ar livre e caminhada na varanda da casa ou do apartamento.

Em ambiente interno, utilize umidificadores de água, ventiladores e todas as outras dicas que dissemos anteriormente.

E aí, gostou das dicas? Acha que o seu bichano precisa de um toque extra para refrescar-se? Então, aproveite tudo o que preparamos para você e cuide do seu miau com todo amor e carinho.

Deixe uma resposta