• Home
  • Cães
  • Como a alimentação pode ajudar na saúde da pele e pelagem?

Como a alimentação pode ajudar na saúde da pele e pelagem?

Os benefícios de uma alimentação de qualidade, que forneça todos os nutrientes em quantidades adequadas, já é bastante conhecido por todos, inclusive para a pele e pelagem, não é mesmo? Apesar disso, quando o assunto é pele e pelagem, muitos tutores ainda tem dúvidas ou não sabem como a nutrição pode contribuir nesse sentido. Outras dúvidas comuns são que nutrientes são importantes para sua manutenção? Somente uma alimentação específica para pele pode contribuir com isso?

Quais os nutrientes importantes para pele e pelagem na alimentação?

Para entendermos como a nutrição adequada contribui para a saúde da pele e pelagem, precisamos entender um pouco mais sobre a sua estruturação. Já sabemos que as proteínas são parte importante das membranas de estruturação dos órgãos e do organismo, entre elas da pele e dos pelos. Muitos não sabem, mas os pelos são formados praticamente por proteínas, já que cerca de 95% da sua composição vem deste nutriente, assim como a pele, que também necessita de altas quantidades para se manter saudável. Sendo assim, se o pet não recebe uma quantidade de proteína adequada, os pelos podem ficar sem o suprimento necessário, pois o organismo priorizará o envio para os órgãos e estruturas vitais que também precisem deste nutriente. Por isso, a utilização de um alimento completo de alta qualidade e em quantidades adequadas, é fundamental para que se tenha um pet com uma vida mais longa e saudável.

 Como citamos, a proteína é um dos nutrientes essenciais para a pele e pelagem, porém não é o único. Tão importante quanto as proteínas, temos as gorduras e as vitaminas e minerais que completam os nutrientes essenciais para a manutenção da pele e dos pelos. Sendo assim, podemos dizer que as gorduras, também são parte da estruturação de uma pele saudável, auxiliando junto com as proteínas, minerais (zinco) e vitaminas (biotina, vitamina A e vitaminas do complexo B), na integridade da barreira protetora da pele. A integridade da barreira protetora da pele é uma importante forma de proteção do organismo, pois diminui a exposição a bactérias e microrganismos que poderiam causar doenças. Além disso, uma barreira protetora forte também diminui a desidratação da pele, o que pode causar coceira nos pets. Outros tipos de gorduras, como os ômegas 6 e 3, apresentam diversos benefícios já conhecidos e também auxiliam na saúde da pele e da pelagem.

 Sendo assim, para um alimento contribuir com a saúde da pele e da pelagem, não precisa ser necessariamente um alimento formulado especificamente para a pele. O uso de um alimento completo, de alta qualidade e oferecido em quantidades ideais já é o suficiente para se ter uma pele mais saudável e um pelo brilhante, no caso de um animal saudável, sem nenhuma doença relacionada a pele. Entretanto, se o pet possuir uma sensibilidade ou doenças como intolerâncias ou alergias, uma alimentação mais específica e formulada com quantidades diferenciadas dos nutrientes importantes para a pele poderá ser necessária. Para isso, um médico-veterinário deverá ser consultado para auxiliar na escolha do alimento mais adequado para o caso de cada pet.

Escolhendo uma alimentação adequada               

Você já conhece Guabi Natural? Uma linha de alimentos super premium natural, composta por uma linha de alimentos secos completos, com opções com e sem grãos cereais integrais, formulados para atender as necessidades de cada porte, espécie e fase de vida. Todos os alimentos são sem transgênicos, sal, corantes e aromas artificiais, além de ser conservado com antioxidantes naturais. Além disso, também possui uma linha de complementos alimentares úmidos de baixa caloria, os famosos sachês, ideais para serem oferecidos como agrados saborosos junto com o alimento seco ou não, criando uma refeição diferente sempre! Toda a linha é feita com carnes selecionadas, que junto com fontes de ômega 6 e 3 auxiliam na saúde da pele e pelagem, cereais integrais, fibras e prebióticos que contribuem para a saúde intestinal, além de adição de ingrediente funcionais específicos para cada espécie, porte e necessidades específicas.

Agora você já sabe como a alimentação influencia na saúde da pele e pelagem, então fique ligado nos próximos conteúdos para mais informações importantes! Procure a Casa do Produtor mais próxima de você e garanta já a alimentação saudável mais adequada para o seu pet, e muito mais!

Deixe uma resposta