• Home
  • Dicas
  • Como lidar com seu gato agressivo? 

Como lidar com seu gato agressivo? 

Temperamento explosivo pode ser sinal de doença 

Quem convive com os bichanos já conhece o temperamento caprichoso da espécie. Essa oscilação de humor é comum, mas se a agressividade for recorrente é preciso tomar algumas medidas.  

Confira as dicas que a Casa do Produtor separou a seguir para você aprender a lidar com sua fera felina! 

Encontre a causa do problema  

Para tratar do seu gatinho mais nervoso, é preciso entender a fonte do problema.  

Gatos são seres dóceis e amáveis, mas que ainda preservam traços de sua personalidade selvagem. Portanto, é fundamental entender por que seu pet está demonstrando agressividade para conseguir lidar de maneira correta com a situação.  

Meu gato está estressado?  

Se você adotou um gatinho brincalhão, sabe o quanto ele gosta de se divertir arranhando e mordendo você ou outros bichanos. Porém, é preciso reconhecer a diferença entre brincadeiras normais e hostilidade. 

Alguns dos sinais de agressividade excessiva são: 

  • Mordidas e arranhões constantes em familiares ou visitantes; 
  • Rosnadas frequentes para outros pets da casa; 
  • Comportamento arredio e violento. 

Verifique a saúde do felino 

Se o seu pet atacou você ou alguém, é muito provável que esteja com algum problema. Se ele estiver com dor, por exemplo, pode reagir de forma violenta a aproximações amistosas e até mesmo carinhos.  

Portanto, ao primeiro sinal de violência, é importante levar seu gato ao veterinário. 

Melhore o ambiente do seu gato 

Muitas vezes, a agressividade dos felinos pode estar ligada à monotonia ou ao estresse. Para resolver isso, é importante brincar com seu bichano e enriquecer o ambiente que ele habita.  

Compre novos brinquedos, nichos verticais e arranhadores, e tenha a certeza de que ele possui tudo que precisa para viver feliz e saudável.  

Adote outro felino 

O temperamento explosivo do seu bichano também pode melhorar muito com outro gatinho. Ele pode estar se sentindo muito solitário, e com outro pet em casa terá a companhia ideal para brincar e se divertir. 

Gostou das dicas que separamos para você lidar com seu gatinho temperamental? Então aproveite para acessar o site da Casa do Produtor e encontrar novos presentinhos para o seu pet! 

 

Deixe uma resposta