• Home
  • Cães
  • Conheça a história da domesticação dos cães

Conheça a história da domesticação dos cães

Saiba como os cães se tornaram animais domésticos

Você sabia que o cão foi o primeiro animal do mundo a ser domesticado pelo homem? Não se sabe ao certo o período exato em que isso tenha acontecido e a verdade é que o fato é tema de discussão entre cientistas. 

Início da domesticação

O que pensava-se era que os primeiros registros da domesticação dos cães fossem de cerca de 10 mil anos atrás, mas estudos mais recentes apontaram que o homem já tinha encontrado na espécie um fiel companheiro no último período da Era do Gelo. 

Ainda de acordo com os cientistas, o melhor amigo do homem com certeza absoluta descendeu dos lobos e essa ligação se deu pelo caminho comensal, ou seja, uma relação em que as duas espécies se beneficiam sem causar prejuízo uma a outra. 

Leia mais: Por que adotar um vira-lata!

Comensalismo

Imagina-se que após a caçada, os seres humanos deixavam parte da carne das presas nos arredores dos acampamentos que habitavam e os lobos se alimentavam desses restos. Desta forma, esses caninos acabavam se acostumando com os homens e com o passar das gerações, se tornaram mais sociáveis para viver em comunidades.

Comportamento social

Vale lembrar que esse processo não aconteceu da noite para o dia. Para que a domesticação ocorresse, foi preciso que houvesse um comportamento social marcante e a capacidade de interagir socialmente em todos os períodos do ano. Com isso ocorreu a adaptação evolutiva, transformando a anatomia e comportamento dos cães com o passar do tempo.

Leia mais: Raças de cachorro para apartamento

Surgimento das raças

Após o início da domesticação, a aproximação entre cão e homem foi se fortalecendo, até que no século XIX virou moda criar novas raças. Foi nesse período que apareceram 80% das misturas atuais, dizem os cientistas. 

Hoje estima-se que existam mais de 400 raças diferentes, isso sem contar o cão mais popular do mundo, sem raça definida, no Brasil conhecido como o famoso vira-lata. 

Entretanto, não podemos negar que os cães da atualidade, nossos melhores amigos, são definitivamente muito diferentes daqueles de antigamente. Um fato que podemos afirmar com certeza absoluta é que os cães são sim melhores amigos do homem e a relação que eles oferecem é a de mais puro e verdadeiro amor. 

Leia também: As raças de cães mais inteligentes do mundo

Deixe uma resposta