• Home
  • Cães
  • Cuidados com os pets durante o tempo seco

Cuidados com os pets durante o tempo seco

Cães e gatos também sofrem com tempo seco e precisam se manter hidratados

Apesar de estarmos na primavera, uma estação que tende a ser mais chuvosa que o inverno, por exemplo, o país inteiro passa por um período de tempo muito seco, o que deixa a qualidade do ar ruim, aumenta as queimadas e, consequentemente, traz prejuízo para a saúde de humanos e seus pets.

Sim, cães e gatos podem sofrer bastante com a estiagem e nós precisamos ficar atentos para garantir o bem-estar dos nossos amigos! A falta de umidade no ar pode causar ou agravar diversos problemas de saúde nos animais, como a traqueobronquite infecciosa – conhecida também como tosse dos canis -, pneumonia, bronquite e a asma felina.

Cuide bem da alimentação dos pets durante o tempo seco

Nossa primeira dica é com relação à alimentação: durante o período seco, prefira oferecer aos pets alimentos mais leves e com bastante quantidade de água, como melancia, frutas que eles gostem, rações úmidas etc.

Ofereça bastante água

Deixe disponível e espalhados pela casa vários potes com água, assim o animalzinho tem muitas opções para se hidratar. Lembre-se também de levar um recipiente com água durante os passeios e de oferecer água ao pet diversas vezes.

Que tal um umidificador de ar?

Assim como umidificadores de ar são importantes para os humanos, cães e gatos também podem se beneficiar deles. Se você não puder investir nesses aparelhos, então opte por espalhar baldes de água ou bacias pela casa – em pontos estratégicos. Essa ação ajuda também a umidificar o ar do ambiente.

Caso sinta que o animal está sofrendo muito com o tempo seco, você pode também umidificar seu corpo. Molhe áreas da coluna, nariz e almofadinhas das patas, isso deixará o pet muito mais confortável.

Fique de olho nos sintomas

Se mesmo tomando todos os cuidados necessários, você sente que seu bichinho está sofrendo demais com o tempo e apresentando sintomas físicos, não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário. 

Fique atento principalmente se ele estiver muito desanimado ou com respiração ruidosa e difícil (ofegante). Se precisar, a Clínica Vet Produtor pode te ajudar a cuidar melhor do seu melhor amigo!

Seguindo essas dicas, você vai oferecer muito mais bem-estar para os pets durante o período seco.

Deixe uma resposta