• Home
  • Bem-Estar
  • Meu gato está urinando fora da caixa de areia. E agora? 

Meu gato está urinando fora da caixa de areia. E agora? 

Hábito pode indicar problemas de saúde ou comportamentais 

Excelentes companheiros para quem busca um animal tranquilo e que não exige grandes espaços, os gatos conquistam cada vez mais corações humanos pelo mundo. Inteligentes e muito higiênicos, os felinos valorizam ambientes limpos e calmos no seu dia a dia, por isso, se o seu bichano apresentar comportamentos estranhos, como urinar ao redor da casa, deixando de lado sua caixa de areia, fique alerta! Esse pode ser um sinal de distúrbios comportamentais ou até mesmo de saúde. 

Confira o material que a Casa do Produtor preparou e saiba mais.

Por que meu gato está urinando pela casa? 

Fatores psicológicos normalmente estão envolvidos nesse tipo de comportamento dos felinos. Também é importante procurar um veterinário para que problemas de saúde sejam descartados.

Entre as principais causas para a atitude estão: 

  • Mudança de casa, alterando o ambiente em que o animal estava acostumado. Felinos são essencialmente territorialistas, por isso essa troca pode afetá-lo seriamente;   
  • Distúrbios de saúde também podem estar entre as causas para essa mudança. Entre as doenças que podem causar esse hábito estão: infecções renais e urinárias, cistites e pedras no rim; 
  • Situações de estresse, como um novo pet na família, também podem justificar a marcação de território pela casa. Saber como fazer a adaptação entre os gatinhos é essencial para evitar esse comportamento.

Leia mais:

Está de mudança? Atente-se ao seu gato

Como acostumar seu bichano a um novo gato 

Areia para gatos: conheça as diferentes opções para o seu pet

O problema pode estar na caixinha 

O motivo para o seu gato estar urinando em lugares impróprios pode estar mais perto do que você imagina: na própria caixa de areia! Lembre-se de que o número de caixas deve ser superior ao número de gatos da casa e que elas devem estar sempre limpas e higienizadas.  

A escolha da areia também é muito importante, podendo ser comum, biodegradável, granulado, sílica ou bentonita. Outra dica importante é lembrar de posicionar a caixinha sempre distante da área onde o seu felino se alimenta. 

Agora que você já sabe como ajudar o seu gatinho a fazer o uso correto da caixa de areia, acesse o site da Casa do Produtor e encontre os produtos perfeitos para o seu amigão! 

Deixe uma resposta