• Home
  • Cães
  • O que é a síndrome braquicefálica?

O que é a síndrome braquicefálica?

A síndrome braquicefálica é o conjunto de anomalias anatômicas sofridas por cães com o rosto achatado. Essa síndrome leva a uma variedade de problemas respiratórios.

Você provavelmente já se apaixonou ao ver um cachorro com o focinho achatado e com dobrinhas nos rostos, não é mesmo? O pug e o buldogue francês são alguns exemplos com essas características.

Porém, essas e outras raças, apesar de serem extremamente fofas, sofrem com a síndrome braquicefálica. Embora algumas raças estejam predispostas a sofrer com o problema, isso não significa que todos os cães a desenvolvam.

O que a síndrome provoca nos cães?

Essa síndrome que leva a vários problemas respiratórios é produzida por diferentes patologias:

– Palato mole: é quando o tecido mole que constitui a parte de trás do céu da boca se estende mais do que o normal. Esse alongamento bloqueia as vias aéreas.

– Anormalidade na faringe: o formato dos órgãos e tecidos que vão do nariz à garganta provoca problemas em seu funcionamento. Essas anomalias podem gerar obstrução da passagem de ar para a traqueia.

– Narinas estreitas: elas impedem o cão de respirar através do nariz.

Como prevenir?

Embora seja muito complicado prevenir que essa doença acometa os cães, existem algumas dicas que podem diminuir o sofrimento dos animais.

Temperatura do ambiente

Os cães braquicéfalos devem evitar o exercício durante as horas do dia em que as temperaturas são mais elevadas. Além disso, eles devem ser hidratados com bastante água durante o verão.

Dieta e exercício moderado

É importante que os cães braquicéfalos comam corretamente e o mais saudável possível, além de praticar exercícios regularmente. O excesso de peso torna ainda mais difícil respirar.

Linha genética

Ao adquirir um cão de uma raça predisposta a sofrer dessa síndrome, investigar seu passado pode auxiliar a evitar futuros problemas mais sérios.

Quando procurar um veterinário?

Existem alguns sintomas que devem ser observados e se acontecerem com mais frequência, procurar um especialista pode ser necessário:

– Ruídos ao respirar

– Ronco no sono

– Respiração desordenada ou irregular durante o sono

– Aumento de períodos ofegantes

– Desmaio

Existe tratamento?

A única forma de resolver o problema quase que totalmente é através da cirurgia. Com esse procedimento, é possível alargar as narinas do cão ou encurtar o palato. Também é possível remover os tecidos que estejam sobrando.

Alguns medicamentos podem ajudar, porém esses remédios não são capazes de resolver completamente o problema, mas podem auxiliar em uma eventual crise.

Deixe uma resposta