• Home
  • Roedores
  • Por que o porquinho-da-índia é um excelente animal?

Por que o porquinho-da-índia é um excelente animal?

O porquinho-da-índia é um roedor dócil, tranquilo e amigável e atualmente é uma excelente opção para se ter como animal de estimação.

Os porquinhos-da-índia são animais extremamente sociáveis, podendo viver em dupla ou mesmo em grupo sem grandes problemas. Porém, não é recomendável a convivência entre machos e fêmeas, pois eles se reproduzem de forma contínua e isso pode colocar em risco a saúde dos animais, especialmente da fêmea.

Um roedor especial

Em comparação com outros roedores, o porquinho-da-índia tem o sentido da visão bem desenvolvido. Porém, o posicionamento dos olhos provoca neles algumas dificuldades para calcular distâncias. Por esse motivo, você deve ter cuidado para não o deixar em lugares altos, já que eles podem vir a se machucar se saltarem.

Além disso, seus dentes crescem de maneira contínua, e por isso é importante fornecer a eles feno e outros alimentos com talo, para favorecer o desgaste dos dentes.

Seu habitat

O porquinho-da-índia, apesar do nome no diminutivo, costuma ser um animal grande. Por isso, você deve proporcionar um local, como habitat, que seja o maior possível. O tamanho médio deles varia de 40 cm a 60 cm.

É importante que você coloque uma capa grossa de cascas para manter a higiene do local e trocar a cada quatro dias. Tenha em mente que, como eles não fazem suas necessidades em um único lugar, terá que limpar a gaiola completa.

Cuide da sua saúde

O exercício é de suma importância para a saúde destes animais. Eles devem exercitar seus músculos diariamente. Mas nada de rodas, como muitos acreditam ser o ideal, pois elas são muito prejudiciais às suas costas, já que ele não é flexível.

Qual sua dieta?

Sua dieta, além do que dissemos para favorecer o desgaste dos dentes, deverá ser complementada com verduras frescas e variadas.

Pimentões verdes e vermelhos, alface-da terra, chicória, rúcula e brócolis costumam compor sua alimentação diária. De forma mais espaçada, pode-se intercalar uma refeição à base de cenouras e alfaces. Frutas com alto nível de açúcar e que forneçam vitamina C, além da ração específica para o animal, podem ser utilizadas, mas de forma moderada.

Além disso, o porquinho-da-índia é um animal que se bem cuidado pode viver durante muitos anos. Por isso, você deve prestar atenção em todos os detalhes para fornecer a melhor qualidade de vida para o seu animal.

 

Deixe uma resposta