• Home
  • Dicas
  • Saiba como cuidar de aranhas de estimação

Saiba como cuidar de aranhas de estimação

Animais exóticos como as aranhas podem ser domesticados, mas precisam de cuidados especiais e regularização. Conheça mais!

Na hora de escolher um bichinho, há quem prefira ousar e fugir dos padrões. Se alguns morrem de medo, outros se atraem muito pelas aranhas. Muito difundidas pela mídia e cultura pop, as aranhas possuem inúmeras particularidades e podem sim ser domesticadas.

Quer saber quais são as aranhas que podemos ter em casa e quais são os cuidados necessários para mantê-las? Confira nesse texto que a Casa do Produtor preparou para você.

Quais aranhas podemos ter em casa?

As aranhas que podem ser criadas em casa são as que pertencem à família das tarântulas. Essas são aquelas aranhas com cerdas, que são “peludinhas”. Existem vários tipos de tarântulas e elas são separadas principalmente entre arborícolas (as que sobem em árvores) e terrestres. Dentro dessa separação, ainda existem diversas espécies.

Consulte o pet shop para saber qual espécie é mais adequada para se cuidar, além de checar as legislações para isso. Só compre animais exóticos de estabelecimentos legalizados pelo IBAMA.

É importante lembrar que aranhas não são para manejo e, portanto, não devem ser seguradas. Esse tipo de ação estressa o animal e o melhor é deixá-lo no terrário.

O que são terrários?

Os terrários são caixas de vidro que se parecem com aquários e servem de casa para as tarântulas. Escolha uma com um tamanho adequado para o bichinho – 20x20x20cm é suficiente.

Galhos, troncos, folhas são bons para decorar o espaço. Além disso, é importante inserir o substrato, ou seja, o solo do terrário. Pode ser à base de areia, cascalho ou terra (sem adubo). Um pote com água também é essencial!

Alimentação

Além de oferecer água, não esqueça de alimentar a tarântula. Grilos, baratas e tenébrios (sempre vivos) são boas opções. A melhor solução é comprar o alimento de um criador especializado. Na dúvida, consulte um especialista.

Informação nunca é demais

O mais importante quando se quer ter um bicho exótico como uma tarântula é se informar. Após escolher a espécie, procure ler bastante, consultar um veterinário e também um Pet Shop confiável. Quanto mais conhecimento tiver sobre a aranha, melhores são as chances de se dar bem tendo uma como animal de estimação.

E aí, você sabia que aranhas podem ser domesticadas? Agora que você sabe um pouco mais sobre esses bichos, aproveite para passar no site da Casa do Produtor para conferir os produtos que temos para você e seu pet – seja ele exótico ou não!

Deixe uma resposta