• Home
  • Bem-Estar
  • Você conhece as diferenças entre as categorias de alimentos pet food?

Você conhece as diferenças entre as categorias de alimentos pet food?

A tarefa de escolher o alimento ideal para seu pet pode ser cercada de dúvidas, já que no mercado pet food existem inúmeras marcas e tipos de alimentos, o que pode dificultar a decisão final. Um ponto de partida bastante importante, é contar com a orientação do médico-veterinário que acompanha o pet, que poderá ajudar na escolha do tipo de alimento para oferecer uma nutrição mais completa e adequada às características e necessidades específicas do pet. Além disso, diversos fatores também devem ser levados em conta para essa escolha, como por exemplo, a categoria de alimento que será oferecido. No Brasil, dentre as categorias mais comuns temos a premium, a high premium e a super premium. Mas afinal, o que realmente difere uma da outra? Todas elas oferecem um alimento completo e balanceado?                          

Categorias de alimentos no mercado pet food

Hoje iremos esclarecer algumas dúvidas para te ajudar na escolha do alimento mais adequado para que seu pet tenha uma vida mais longa e saudável!

Existem várias classificações para os alimentos, tanto em relação a sua composição nutricional quanto a sua categoria. É importante ressaltar que uma classificação não anula a outra, pois ambas fazem parte da escolha do alimento. Assim, para atender as necessidades tanto de nutrientes quanto de energia adequada, o alimento deve ser classificado como completo e balanceado, podendo ser tanto premium, high premium ou super premium. Essa classificação de categorias é uma classificação de mercado utilizada no Brasil. Mas então o que difere uma da outra?

Alimento premium, high premium e super premium

Podemos dizer que a linha premium apresenta uma ampla variedade de sabores e menor energia metabolizável, pois apresenta menor teor de proteína e gorduras. Nessa categoria, podemos ou não ter corantes alusivos aos sabores. Também apresenta divisão por porte e idade do pet e, no caso dos gatos, uma versão específica para os castrados.

Já a categoria high premium tem foco em acessibilidade, ou seja, apresenta características de um alimento super premium como sem corantes e aromas artificiais, mas com um valor agregado menor, sendo a primeira opção para o consumidor preocupado com a qualidade do alimento do pet e com um custo mais acessível.

E a categoria do alimento super premium, o que difere das demais? Os alimentos super premium tradicionais, apresentam alta qualidade de ingredientes, sem corantes e aromas artificiais, além de divisão por porte, idade, raça e/ou especificidade do pet. Outro diferencial é ter uma linha de alimentação coadjuvante, as conhecidas popularmente como nutrição clínica. Esta categoria apresenta também atributos funcionais e ingredientes de alta absorção, independente da origem dos ingredientes. Devemos lembrar que um produto de alta absorção, além de fornecer em quantidades ótimas os nutrientes essenciais, também auxilia na redução do volume de fezes, e contribui para a sua formação adequada. Outro ponto importante para ser levado em conta, é que os alimentos super premium possuem fórmulas fixas e ingredientes de maior valor agregado, resultando em uma alta relação custo-benefício. Devido isso, não possuem eventuais substitutos na sua formulação, e, consequentemente, há um aumento na qualidade nutricional dos ingredientes. Entretanto, quando comparamos o consumo diário em gramas de um alimento super premium com o consumo diário de outras categorias, vemos que ele é menor, pois o alimento super premium é mais concentrado em nutrientes, proporcionando maior aproveitamento pelo pet.

O que é o alimento super premium natural?

Atualmente, com a busca por um estilo de vida mais equilibrado e saudável, os tutores começam a procurar por uma alimentação mais saudável para os pets também. Por este motivo, a categoria super premium passou a apresentar uma sub-categoria: a alimentação super premium natural, e que une as características de um alimento super premium tradicional com um foco na qualidade e origem dos ingredientes. Portanto, esta categoria não apresenta adição de conservantes artificiais, os conhecidos BHA e BHT, corantes, aromas e ingredientes transgênicos. Há também inclusão de ingredientes funcionais para contribuir para a saúde dos pets, além de ingredientes naturais como vegetais e frutas, carnes selecionadas e cereais integrais, que caracterizam o conceito holístico da categoria. O alimento super premium natural também conta com alimentos onde a fonte de carboidrato são os cereais integrais, e outros que apresentam fontes alternativas de carboidratos, como a lentilha e a mandioca, os chamados sem grãos ou Grain Free. É importante lembrar que independente da fonte de carboidratos, ambos são considerados alimentos super premium natural e compõe a gama de opções de alimentos dessa categoria.

Guabi Natural é uma linha de alimentos super premium secos e úmidos para cães e gatos, cuidadosamente desenvolvida para garantir uma alimentação variada, trazendo o equilíbrio ideal entre os grupos de ingredientes e nutrientes essenciais. Toda a linha não contém transgênicos, aromas ou corantes artificiais, além de ser conservada com antioxidantes naturais. Feita com carnes selecionadas como carne de frango, salmão ou cordeiro, que são adicionadas durante o cozimento e trazem os benefícios de fornecer proteína de alta qualidade e deixam os alimentos ainda mais saborosos, além de proporcionar os nutrientes essenciais para uma adequada condição corporal de porte e fase de vida!

Agora que você já sabe as diferentes categorias de alimentação, corra até a Casa do Produtor mais próxima de você e confira a linha completa Guabi Natural, e muito mais para oferecer uma vida equilibrada e saudável para o seu pet! Não deixe de acompanhar os próximos conteúdos e dicas em nosso blog.

Deixe uma resposta