• Home
  • Gatos
  • Você sabia que o pelo do seu gato muda de cor?

Você sabia que o pelo do seu gato muda de cor?

Alteração do pelo do seu gato depende de diversos fatores, como temperatura, saúde e dieta do animal.

Se em algum momento você já notou mudanças de cor na pelagem do seu bichano, saiba que não se enganou. A pigmentação do pelo se altera ao longo do tempo e é influenciada por diversos fatores. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Envelhecimento

Conforme o seu animal envelhece, seus pelos vão ficando grisalhos. Assim como nos humanos, a idade avançada contribui para a despigmentação dos fios. Essas mudanças são permanentes e podem deixar seu gato ainda mais fofo.

Temperatura

Em alguns gatos, a temperatura pode causar mudanças na coloração da pelagem. Animais da raça siamesa, por exemplo, nascem brancos. Assim que eles começam a crescer, surgem áreas de pelagem mais escura, de acordo com a temperatura da pele nas diferentes partes do seu corpo.

Em regiões mais quentes, como o corpo e o pescoço, a pelagem permanece clara. No entanto, em áreas em que a temperatura da pele é mais fria, como rabo, orelhas, patas e focinho, o pelo fica mais escuro.

Além disso, a temperatura do ambiente também pode alterar a cor do pelo, sendo possível notar mudanças de acordo com as estações do ano.

Dieta

Para manter os pelos escuros em condições ideais, os felinos precisam ingerir o aminoácido tirosina. O elemento é fundamental na formação da eumelanina, pigmento responsável pela cor preta na pelagem. Portanto, se houver deficiência de tirosina, os pelos escuros podem adquirir uma coloração avermelhada.

Escolha uma ração de qualidade, com proteínas animais em sua composição, para evitar essa mudança na pelagem.

Saúde

Alterações na saúde do bichano também podem interferir no metabolismo da tirosina. Nesses casos, a pelagem preta pode adquirir uma tonalidade marrom.

Doenças hepáticas, problemas na tireoide ou nos rins podem ser as causas para a alteração no pelo. Portanto, é preciso ficar atento, e ao primeiro sinal de mudanças na coloração da pelagem, é recomendado consultar um veterinário. Dessa forma, você descobre qual fator está influenciando a alteração e protege a saúde do animal. 

Agora que você já sabe que o pelo do seu gato muda de cor, aproveite para acessar o site da Casa do Produtor e encontrar tudo para o seu bichano, seja ele branco, preto, tigrado ou rajado!

 

Deixe uma resposta