Você sabia que os hamsters podem hibernar?

Processo é perigoso para a saúde do animal e pode ocorrer por diversos motivos. Saiba mais!

É comum lembrarmos dos ursos quando pensamos em hibernação, mas o processo é recorrente em animais homeotérmicos, que são capazes de manter sua temperatura corporal constante, como é o caso dos pequenos hamsters.

Para você saber mais sobre o assunto, a Casa do Produtor preparou o seguinte material.

Por que os hamsters hibernam?

O metabolismo de animais homeotérmicos, como os hamsters, é vital para que eles consigam manter sua temperatura corporal constante. Quando as temperaturas estão muito baixas ou a alimentação do animal não é suficiente, o organismo poupa energia, diminui o metabolismo e entra em estado de hibernação.

Os perigos da hibernação

Por diminuir o metabolismo dos hamsters, a hibernação é muito perigosa. Os pequenos roedores podem entrar em um estado prolongado de letargia e nunca mais acordarem. Além disso, muitos tutores podem se confundir e se desfazer do animal, achando que ele foi ao céu dos hamsters.

Leia mais

Meu hamster está hibernando?

Se o seu pet está imóvel por bastante tempo, é possível que esteja hibernando. Saber se ele está nesse estado perigoso de hibernação é necessário para conseguir agir e proteger sua vida. Se atente aos seguintes sinais:

  • Observe a respiração do animal: Confira com atenção se o roedor mexe sua barriguinha fazendo os movimentos típicos de respiração. Enquanto hiberna, o hamster puxa o ar lentamente e pode levar mais de um minuto entre um suspiro e outro.
  • Avalie as mudanças climáticas: Quedas bruscas na temperatura podem contribuir para a hibernação dos roedores. Portanto, se o frio chegou de repente, é possível que seu hamster esteja hibernando. 

Se perceber que o roedor se encontra em estado de hibernação, cubra o animal com um pano bem quentinho e o leve imediatamente ao veterinário. Ele saberá o que fazer para hidratar e recuperar a saúde do pet. 

Previna a hibernação

Para proteger a saúde do seu animalzinho de estimação, você precisa evitar que ele hiberne. Mantenha a temperatura da gaiola sempre constante, com a ajuda de uma casinha aconchegante, e muito feno para o roedor poder se abrigar. Além disso, ofereça uma ração apropriada e de qualidade, para que o organismo do animal funcione corretamente e não precise diminuir seu metabolismo.

Agora que você já sabe que os hamsters podem hibernar, siga as recomendações acima e proteja a vida do seu pet dentuço. Aproveite também para acessar o site da Casa do Produtor e encontre tudo para o seu animal de estimação!

 

Deixe uma resposta