Como cuidar de um hamster?

Os cuidados com um hamster são essenciais para preservar a saúde do roedor e de todos ao seu redor.

As principais regras no cuidado de um hamster são: escolher a gaiola mais confortável, proporcionar alimentação adequada e reservar espaço para a prática de exercícios físicos.

Qual a melhor gaiola?

A escolha da gaiola deve ser feita principalmente com base no tamanho do animal em questão. As mais padrões possuem 60 cm de comprimento, 50 cm de largura e 50 cm de profundidade e são perfeitamente confortáveis para um animal de porte médio.

Uma das recomendações é optar por uma gaiola construída com andar duplo, que disponha de túneis e brinquedos que incentivem uma vida ativa e permita a circulação livre do animal dentro dela. Outra dica bem legal é escolher uma gaiola plástica, pois o material é mais leve e mais fácil de limpar.

Onde coloco a gaiola?

Os hamsters são sensíveis a altas temperaturas e não são adeptos a ambientes úmidos. Por isso, procure deixá-la num espaço ventilado e que tenha disponibilidade de sombra, sem exposição ao sol e a chuva.

O que eles comem?

Os hamsters precisam de uma alimentação balanceada, sua dieta deve conter nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável.

Esses roedores gostam de uma alimentação que combine sementes, verduras, cereais, frutas, vegetais e frutos secos. Pode-se optar por elaborar uma dieta caseira e natural para eles. Porém, vale consultar um veterinário antes.

Cuidado com a obesidade

A obesidade é muito comum nos hamsters, algo que diminui consideravelmente a expectativa de vida deles. Por isso é tão importante proporcionar estímulos e espaços para a realização de exercícios físicos, bem como uma alimentação balanceada.

Os hamsters são uma excelente opção como um primeiro animal de estimação para crianças, pois ensinam muito sobre responsabilidade e não demandam muito tempo.

 

Deixe uma resposta