A mordida é o único mecanismo de defesa dos cães e por isso, eles recorrem a elas por diversos fatores, porém devemos evitar essa medida.
Os cachorros costumam morder aqueles que eles não conhecem ou que podem apresentar algum perigo. Isso acontece porque os cães costumam ser um pouco desconfiados daquelas pessoas que vivem fora do seu cotidiano.
Quem nunca foi enquadrado por um cão no meio da rua ou ao visitar um amigo percebeu o animal visivelmente irritado. Isso é normal, mas é preciso saber como agir. Confira algumas dicas:
Interaja com o animal
Mantenha sempre as mãos relaxadas e afastadas do animal, principalmente se ele estranhar você. Tente conversar com ele, fazendo com que ele te veja o tempo todo. Antes de tocá-lo para tentar acalmá-lo, aproxime o dorso de sua mão para que ele cheire, a menos que ele esteja rosnando.
Preste atenção nos sinais
Os cães apresenta uma linguagem corporal característica específica quando estão prestes a atacar. Ele ficará com a cauda rígida ou a mexerá lentamente de um lado para o outro, levará as orelhas para trás, olhará para você fixamente, rosnará e mostrará os dentes.
Se você perceber que ele está prestes a atacar de acordo com esses sinais, o mais indicado é afastar-se lentamente. Jamais corra, isso só irá piorar as coisas. Sair devagar ou ficar bem quieto no lugar, parado e dizer com a voz firme para ele sair também é uma opção.
Proteja-se
Se você porventura for atacado, tente proteger-se com algum objeto para evitar danos a você. Roupas grossas, bolsas, tudo que possa te proteger sem machucar o animal é indicado. Caso ele te derrube no chão, você deverá se enrolar como uma bola, protegendo a cabeça com os braços para evitar danos graves na cabeça.
Cuidado com a comida
Os cães detestam que os incomodem quando eles estão se alimentando. Se ele sente que você é uma ameaça e acha que tirará sua comida, é provável que ele tente te morder. Mesmo que ele seja o seu cachorro, é um instinto natural deles.
Brincadeiras
Durante as brincadeiras, é comum eles ficarem bastante exaltados. Se você sem querer puxar seu rabo, ou sua orelha, ele pode tentar morder você, apenas por reflexo. Quando você perceber que ele está muito acelerado, reduza a atividade que estiver fazendo e deixe que ele se acalme por si só.
Não tem muito segredo quando o assunto é proteger-se mordidas dos cães. Se o seu cãozinho tem um temperamento agressivo, considere procurar um adestrador para educar e treinar o seu animal, pois assim, as mordidas serão evitadas.