A Dirofilariose é uma doença grave e que pode ser letal, principalmente para cães, gatos e outros animais silvestres, por isso, a prevenção é fundamental.
Essa doença é transmitida por um mosquito infectado que, ao picar seu cão ou gato, pode transmitir a doença para ele. Na enfermidade, vermes adultos vivem no coração e nas artérias pulmonares dos bichinhos e podem causar insuficiência cardíaca e doença pulmonar grave, levando o animal à morte.
A doença é transmitida por mosquitos tropicais, sendo alguns da mesma família do mosquito da dengue. É muito comum em regiões litorais do Brasil, mas podem ser encontrados em qualquer lugar, principalmente em áreas de matas e lagos, mesmo em regiões mais urbanizadas.
Nesse caso, não importa muito a região onde você e seu animalzinho vivem, até mesmo nos passeios aos finais de semana em locais onde possam ter contato com os mosquitos acabam colocando eles em risco. Mas também não é necessário ir muito longe, pois a qualquer momento os mosquitos podem entrar em sua residência.
Apesar de afetar cães e gatos da mesma forma, ela é muito rara nos felinos. Para evitar a Dirofilariose Canina a prevenção é segura e fácil de fazer. Principalmente se vive no litoral ou se frequenta algum local que possa ser contaminado por mosquitos, o mais indicado é fazer o uso de um remédio mensalmente. Utilizando corretamente esse método preventivo, a doença pode ser facilmente evitada. O uso de repelentes ambientes e coleiras repelentes também são uma forma de manter os mosquitos longe do seu melhor amigo.