Chocolates bons para cachorro! 

Confira os petiscos apropriados para cães e saiba por que você nunca deve oferecer chocolate humano ao seu pet 

O chocolate para cães é um petisco adorado por seus companheiros caninos e perfeito para ser oferecido em ocasiões especiais. Este tipo de alimento é desenvolvido com ingredientes seguros e saudáveis para seu cachorro, e pode ser um ótimo aliado ao adestrar seu pet.  

Do que é feito o chocolate canino? 

Este agrado possui muitas diferenças em relação ao chocolate para humanos. Para entrar no menu canino, o cacau precisou ser retirado, assim como o açúcar, ambos prejudiciais à saúde do seu cão. A composição dos chocolates para cachorro se baseia em arroz, milho, soja, trigo, vegetais, carnes e muitas vitaminas e minerais. 

Por que meu pet não pode comer chocolate comum? 

Muitas vezes, somos tentados a oferecer um pedaço do que estamos comendo aos nossos companheiros caninos. Esta prática, que já é prejudicial, pode se tornar ainda pior quando se trata do chocolate. 

O perigo do doce para os cães se encontra na composição deste alimento. Os chocolates contêm substâncias como a teobromina e a cafeína, facilmente absorvidas pelo organismo do animal e extremamente prejudiciais à sua saúde. A teobromina está presente no cacau – portanto, quanto maior a quantidade de chocolate, maior é a toxicidade para o seu cão. 

Os tutores precisam ficar atentos, pois mesmo quantias mínimas de chocolate ingeridas podem intoxicar gravemente o animal, podendo o levar até mesmo a óbito. 

Sintomas da intoxicação por chocolate 

Caso seu cãozinho apresente qualquer um destes sintomas listados a seguir, leve-o imediatamente ao médico veterinário. 

  • Diarreia 
  • Vômito 
  • Tremores 
  • Excitação 
  • Taquicardia 
  • Febre 
  • Aumento do volume urinário 
  • Aumento súbito da ingestão de água 
  • Arritmias 
  • Ataques convulsivos 
  • Respiração acelerada 

Esconda os chocolates para consumo humano 

Quem não resiste a um bom chocolate, não é mesmo? Constantemente temos vários tipos e formas do doce em casa, principalmente em épocas festivas, como natal e páscoa, portanto é preciso tomar muito cuidado.  

A melhor maneira de evitar acidentes com seu cão é escondendo o chocolate. Não deixe embalagens em bolsas e mochilas, muito mesmo em locais de fácil acesso para seu cão, como armários baixos e locais próximos ao chão. Guarde suas guloseimas fora do alcance dos cachorros e, claro, ofereça alguns chocolates próprios para cães sempre que possível, assim você evita aquele olhar pidão enquanto estiver saboreando seu chocolate com café. 

Aposto que seu cãozinho ficou com água na boca, não é verdade? Então aproveite para visitar o site da Casa do Produtor e encontrar o melhor chocolate para ele na sessão de petiscos

Deixe uma resposta