• Home
  • Nutrição
  • Como a alimentação influencia na saúde da pele canina

Como a alimentação influencia na saúde da pele canina

As proteínas são os componentes nutricionais mais importantes para a saúde da pele dos cães. Entenda.

Você já deve saber que o pelo, a pele e outras partes do corpo externo do animal refletem diretamente a qualidade de sua saúde. A alimentação é uma das principais responsáveis para que a pele canina esteja sempre bem cuidada.

O pelo, não só dos cachorros mas da grande maioria dos animais de estimação, deve ser brilhante, nunca opaco ou quebradiço. Além disso, uma pelagem saudável é acompanhada por uma pele em perfeitas condições.

Como a alimentação pode ajudar?

Você provavelmente já ouviu falar que nosso corpo é um reflexo da nossa alimentação, certo? Pois bem, com os animais isso não é diferente, afinal, a sua alimentação é o que transparece a qualidade da sua pele, seu pelo e de sua saúde.

Dessa forma, para manter um crescimento saudável e constante da pele, os donos de cães devem prestar muita atenção na alimentação. O principal ponto é apostar em uma dieta equilibrada, pois ela será responsável por manter o pelo e a pele do animal em excelentes condições.

Aposte em uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada inclui proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas. Além disso, dependendo da quantidade de energia que o seu cão gasta em atividades diárias, o consumo de calorias deve variar.

A dieta dos cães deve incluir alimentos responsáveis por melhorar a absorção dos nutrientes necessários para o corpo. Porém, é preciso tomar cuidado com as misturas muito pesadas, pois elas podem retardar o metabolismo do animal.

A melhor forma para uma dieta equilibrada é sempre optar pela ração adequada para raça, porte e idade do animal, assim como complementos alimentares que são, comumente, sugeridos por médicos veterinários.

Quais são os principais nutrientes?

Embora as necessidades alimentares sejam diferentes de animal para animal, existem alguns que não devem jamais serem retirados dessa alimentação, principalmente quando falamos da saúde do seu pelo.

Proteínas, ácidos graxos, triglicerídeos e especialmente a biotina e o ômega-3 são essenciais para uma pele brilhante, firme, macia e saudável.

Embora a ração seja o alimento completo de que o animal precisa para o seu desenvolvimento, é comum que muitos donos apostem em outros tipos de alimento ou até mesmo suplementos alimentares.

Entretanto, é necessário sempre consultar um médico veterinário para que ele diga que tipo de alimentação optar e como realizar, pois se feita de maneira errada, essa dieta pode atrapalhar demais o animal.

Deixe uma resposta