• Home
  • Dicas
  • Como fazer para meu gato se acostumar com outro filhote?

Como fazer para meu gato se acostumar com outro filhote?

Você tem seu gatinho já faz um tempinho e agora decide adotar mais um filhote. Como fazer para os dois se darem bem?

Um erro muito comum é simplesmente levar o gatinho novo para sua casa e apresentar para aquele que já está lá há algum tempo. Os gatos são animais muito territoriais e qualquer outro na área deles é considerado um intruso e uma ameaça.

Se você apenas jogar os dois no mesmo ambiente, boa coisa não vai sair. A maioria deles vai atacar na primeira oportunidade.

O que fazer?

Cômodos separados

Antes de levar o gatinho novo para casa, deixe um lugar isolado para ele. Nos primeiros dias, é importante que ele se sinta seguro e o único contato que ele deve ter com o gato que já está na casa é olfativo, ou seja, eles apenas vão sentir o cheiro um do outro.

Quando o novato estiver mais ambientado ao novo lugar, comendo e usando a caixinha de areia, você pode “trocar cheiros”. Pegue uma meia sua que estiver limpa e passe no novato e deixe no ambiente prefiro do anfitrião, e vice-versa. Dessa forma, você os aproximará através do cheiro, deixando claro que eles não são uma ameaça um para o outro.

Campo de visão

Quando ambos já estiverem acostumados com o cheiro, é o momento de se acostumarem com a aparência. Porém, isso pode variar de dias ou semanas, tudo depende do seu gato e de sua paciência.

Para saber se eles não vão se estranhar mais, preste atenção em como ambos se portam com a meia e o cheiro do outro gato. Parar de chiar para a porta e mostrar confiança, ficar de rabo erguido, andar no meio do cômodo, dormir em qualquer lugar e não escondido, são alguns dos indicativos.

Percebido isso, chegou o momento de fazer com que eles tenham contato visual, porém tente evitar o contato físico. Para isso, use coleiras e guias ou caixas de transporte, apenas para que eles se acostumem no mesmo ambiente.

Dar petiscos para ambos quando estiverem se vendo é uma boa dica, assim eles vão associar a visão do outro gato como uma coisa boa. Brinquedos e brincadeiras também podem servir.

Hora da interação

Quando eles não se incomodarem mais com o cheiro ou a visão do outro, é o momento deles interagirem. Deixe que eles se aproximem sozinhos e só interfira em caso de um ameaçar avançar no outro. Chiados e patadas são normais, é a forma deles se comunicarem. Caso os “carinhos” fiquem fortes demais, é a hora de intervir e retomar os passos anteriores. Lembre-se: paciência é fundamental.

Com esses passos, é possível tornar a relação dos seus dois bichinhos mais calma e amigável. Não se assuste com os barulhos ou possíveis encaradas, apenas siga os passos e tenha calma para que eles se tornem amigos e companheiros inseparáveis!

 

Deixe uma resposta