EmAves

Como viajar com meu pássaro?

Seja uma data especial, férias ou um feriado prolongado, sempre que podemos ter um tempo de folga surge a pergunta: o que fazer com o meu pássaro nas férias?

Para você não pensar duas vezes e facilitar sua decisão, vamos apresentar alguns conselhos sobre como viajar com um pássaro e hospedá-lo com segurança.

Como viajar com um pássaro?

Quando falamos em pássaro, sabemos que isso engloba um grande grupo de diversos animais, e que cada espécie possui um comportamento específico. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes.

Personalidade

Se o seu bicho de estimação for uma espécie menos sociável ou frágil, talvez submetê-lo a uma viagem longa e mudanças de ambiente pode ser prejudicial. Por isso, nem sempre levá-lo consigo é o melhor a se fazer. Porém, tudo depende do animal e do tipo de viagem.

Como falamos, o termo “pássaros” envolve diferentes tipos de animais, bem como suas características físicas e comportamentais. Conhecer sua espécie, necessidades nutricionais, higiênicas e emocionais são fundamentais para orientar uma possível hospedagem em outro ambiente.

Transporte

A maneira mais segura de viajar com a sua ave é optar por uma gaiola de transporte adequada. Para isso, é preciso saber a espécie do seu bichinho para comprar a opção específica para ele. Isso encontra-se facilmente nos pet shops.

Se a viagem for feita de carro ou de ônibus, que tendem a demorar mais, é importante acrescentar um bebedouro e um comedouro adequado para o animal, evitando possíveis problemas.

Adaptação

É importante lembrar que a adaptação é um processo rotineiro, ou seja, sua ave precisa estar acostumada ao ambiente novo. Por isso, antes de apenas colocá-la na gaiola transportadora, faça o processo de adaptação.

Check-up

Antes de viajar com o seu pássaro, seja de qualquer espécie, é fundamental fazer um check-up. A medicina preventiva tem que ser algo rotineiro.

Manter uma certa frequência ao visitar um veterinário, bem como cuidar da alimentação e incentivar o desenvolvimento físico e mental do seu bicho, pode ajudar durante uma viagem.

Tendo esses cuidados e o planejamento adequado, é possível viajar com seu pássaro e desfrutar de férias sem risco e complicações.

 

Deixe uma resposta