• Home
  • Aves
  • Aprenda mais sobre a calopsita 
EmAves

Aprenda mais sobre a calopsita 

O pássaro é uma ótima opção para quem procura companhia e afeto 

A calopsita é uma das aves de estimação prediletas por conta de sua inteligência e carisma. Originário da Austrália, o pássaro faz parte da família dos papagaios e ganhou adoradores ao redor de todo o mundo.  

Para você conhecer mais sobre este querido pet, a Casa do Produtor separou as seguintes informações. Confira! 

Alimentação  

Existem rações específicas para as calopsitas no mercado, mas a alimentação da ave pode ser complementada com frutas e vegetais frescos.  

Como sobremesa, você pode oferecer abobrinha, banana, uva, mamão, rúcula, melancia, ovos cozidos e couve-flor.   

Lembre-se também de oferecer água limpa e fresca para a ave, assim ela mantém a saúde e a hidratação em dia. 

Personalidade 

Além de encantar pela beleza, as calopsitas deixam qualquer um de coração mole graças ao seu elo profundo com seus tutores. É muito comum que a ave demonstre carinho dando bicadas leves em quem ama, além de se comunicar com gestos e até mesmo palavras.  

Procure não deixar o animal sozinho por muito tempo, já que ele pode se magoar facilmente. 

Ambiente 

A ave é muito higiênica, sendo a escolha ideal para quem quer criar um pássaro dentro do apartamento. Se este for seu caso, tome as medidas necessárias para que seu pet não fuja ou acabe se machucando. Se preferir, invista em gaiolas grandes e espaçosas, para que a ave consiga voar.  

Adquira poleiros com diferentes diâmetros e evite problemas futuros de atrofia nos pés do pássaro.  

É muito importante manter a limpeza do ambiente em que a calopsita vive, para evitar que ela tenha contato com restos de alimentos ou fezes. 

Curiosidades  

  • Longevidade: O animal pode viver por até 30 anos, superando facilmente cães e gatos. Portanto, se você procura uma companhia amigável por muito tempo, considere adotar a ave. 
  • As calopsitas bocejam: Assim como nós, a ave também expressa cansaço bocejando.  
  • Fiéis aos seus parceiros: Depois de escolherem um parceiro, as aves não abandonam seu par. O processo de escolha na natureza é extremamente criterioso, e pode levar anos até que a fêmea selecione o seu parceiro.  
  • Elas podem falar: Embora seja raro, alguns indivíduos da espécie podem aprender a falar algumas palavras. 

 

Gostou de conhecer mais sobre este simpático pássaro? Então aproveite para acessar o site da Casa do Produtor e encontre tudo para cuidar bem do seu animal de estimação! 

 

Deixe uma resposta