• Home
  • Cães
  • Dicas para dar comprimidos ao cachorro

Dicas para dar comprimidos ao cachorro

Os nossos bichinhos infelizmente ficam doente, e mesmo os mais obedientes costumam ficar agitados na hora de ingerir alguma medicação.

Você deve estar se perguntando: por que não escolher a versão líquida? Acontece que, muitas vezes, é difícil encontrar uma maior concentração do princípio ativo na versão líquida. Por isso, a maioria dos medicamentos é somente encontrada na versão sólida.

Essa medicação é essencial para combater possíveis doenças e também para manutenção do estado de saúde do seu cão. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como dar comprimidos ao seu cachorro.

Triture os comprimidos

O tamanho e a falta de costume dos animais em ingerir medicação desse tipo é a principal dificuldade de dar remédio ao cão.

Triturar ou quebrar a medicação em pequenos pedaços pode ser uma excelente opção. A vantagem é que deixará o processo mais tranquilo, porém, é necessário tomar cuidado para não desperdiçar a medicação e reduzir a dose prescrita.

Dilua a medicação

Muitas medicações para os cachorros são hidrófilas, ou seja, podem ser dissolvidas em água sem prejudicar sua composição e seus efeitos.

Dissolver o comprimido em água e aplicar diretamente na garganta do animal, com a ajuda de uma seringa, pode auxiliar muito nesse processo.

Misture na comida

Colocar o comprimido triturado no meio da comida pode ser uma solução para camuflar o medicamento. Lembre-se de adicionar umidade a comida, para que o cão não perceba que tem um intruso no meio da sua ração.

Medicamentos mastigáveis

Atualmente é possível encontrar comprimidos mastigáveis e com um sabor mais agradável. Dessa forma, é possível “enganar” o seu cãozinho dando o remédio como se fosse um petisco saboroso. Com esse método, você não terá nenhum trabalho e também não irá gerar nenhum incômodo para os bichos de estimação.

Apesar do método mais comum seja fazer com que o animal engula o comprimido, abrindo a boca dele e enfiando o medicamento até que ele tenha engolido, isso não é nada recomendado, por ser um pouco agressivo e poder provocar algumas reações do seu cãozinho. Por isso, essas alternativas podem ajudar você a dar a medicação ao seu cachorro sem causar nenhum problema para ele e cuidar da sua saúde de maneira completa.

 

Deixe uma resposta