Existe gripe canina?

Você sabia que o seu cão pode ficar gripado? Apesar de acharmos que os cães não pegam gripe, isso pode acontecer sim. Descubra as causas.

Em 2004, o primeiro caso de cães infectados pelo vírus da gripe H3N8 apareceu e desde então se espalhou por toda a população canina. É por isso que é possível que nosso melhor amigo pegue gripe alguma vez.

A gripe canina é causada pelo vírus da gripe H3N8, que originalmente infectava apenas cavalos. Após se espalhar e se adaptar para os cães, a doença é facilmente transmitida de cão para cão.

Além da gripe poder ser transmitida pelo contato direto de um cachorro saudável com um infectado, assim como a gripe humana, ela pode ser transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias.

O contato com objetos contaminados também pode infectar um animal saudável. O vírus permanece vivo e infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas.

Os cães têm níveis mais elevados de vírus nas secreções nos quatro primeiros dias depois de terem sido expostos ao vírus. Muitas vezes eles não demonstram sinais clínicos nos primeiros dias, quando o risco de transmissão é maior.

Viu como é possível seu animal ser exposto ao vírus da gripe? Assim como nós, eles podem ficar gripados e apresentar diversos sintomas que você conhecerá nas próximas semanas, bem como o seu diagnóstico e tratamento. Acompanhe!

 

Deixe uma resposta