Hepatite canina: o que é?

A hepatite canina é uma inflamação do fígado. Durante este processo, as células do órgão sofrem diversos danos.

O fígado é um órgão extremamente importante para o funcionamento do organismo de todos os animais. Dentre suas principais funções, estão a ajuda no armazenamento de vitaminas e sais minerais, além de ser fundamental para a digestão.

Existem diferentes razões pelas quais um cão pode sofrer de hepatite. São elas:

– Ingestão de urina, fezes ou saliva de cães contaminados;

– Má-alimentação;

– Intoxicação por comida ou medicamentos.

Devido a essas diferentes causas, existem também tipos variados de hepatite. São elas: comum, viral e autoimune.

Hepatite comum: sua causa é devido à ingestão de medicamentos ou de alguma substância tóxica. Infelizmente, os sintomas só se apresentam quando a doença está em estado avançado.

Hepatite viral: Ela é produzida por um vírus, e é adquirida através das fezes, salivas e urina de animais infectados. É um vírus forte, resistente e contagioso.

Hepatite autoimune: não é devido a nenhuma das causas citadas anteriormente. Esse tipo acontece por conta de um “erro” no sistema imunológico do cão. Ele confunde as células do fígado com agentes nocivos e ataca até destruí-las.

Como perceber os sintomas?

Apesar dos seus sintomas serem muito comuns e facilmente confundidos com de outras doenças é necessário ficar atento na recorrência e procurar um veterinário.

Perda de apetite;

Vômitos e/ou diarreia;

Sede constante ou insaciável;

Dor ou inflamação na região abdominal;

Inflamação dos gânglios;

Perda de coordenação;

Coloração amarelada nos olhos e mucosas.

O tratamento também varia de acordo com o tipo de hepatite.

Hepatite comum: Realiza-se tratamento sintomático para evitar a dor ou outros incômodos. Durante o tratamento, o cão deve seguir uma dieta restrita e indicada por um veterinário.

Hepatite viral: Medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos são extremamente necessários. Porém, é importante tratar os sintomas que ainda restam devido à presença do vírus.

Hepatite autoimune: É necessária a utilização de medicamentos com a finalidade de controlar as funções do seu sistema autoimune.

Alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a hepatite canina. Alimentação balanceada, exercício físico, ar livre, carinho e atenção são alguns deles. Além disso, é necessária a vacinação, por isso, desde cedo leve seu cãozinho ao veterinário para que sejam aplicadas nele as vacinas necessárias.

 

Deixe uma resposta