• Home
  • Gatos
  • Por que os gatos adoram jogar coisas no chão?

Por que os gatos adoram jogar coisas no chão?

Se você tem um gatinho em casa, certamente já se perguntou o motivo deles jogarem as coisas no chão, certo?

Sabe aquele objeto valioso que você deixa de decoração lá na sua estante? Se você marcar bobeira, seu gato pode facilmente querer jogá-lo no chão e fazer disso uma brincadeira.

Mas, afinal, porque eles fazem isso?

Um dos grandes motivos que levam os felinos a jogarem diferentes objetos no chão se dá pelo seu instinto de caça natural. Apesar deles conviverem em casa e terem sempre seu alimento, esse instinto estará sempre presente.

Se você reparar um felino durante uma caça, não necessariamente um gato, mas qualquer espécie, ao capturar um roedor ou algum pássaro, ele não se alimenta do animal de imediato, e sim manipula sua presa com suas patas como se fosse uma brincadeira.

Ou seja, com qualquer tipo de objeto, ele fará praticamente o mesmo. Ao avistar alguma coisa que o deixe curioso, ele poderá tentar atacar e acabar jogando a peça no chão e assim ele ganhará um novo brinquedo.

Existem outros motivos?

Além disso, o tédio pode ser um dos motivos dessa prática. Se seu animal passa tempo demais sozinho, ou se no momento em que você está com ele, não lhe dá a devida atenção, é muito provável que ele procure se distrair mexendo nos diversos objetos da casa que estiverem expostos.

A grande dica nesta situação, caso você realmente não tenha tempo para se dedicar ao seu gato, é oferecer uma grande quantidade de brinquedos e distrações para que ele não tente ir atrás de coisas que ele não pode quebrar e nem brincar.

Existe ainda a possibilidade do felino apenas estar querendo chamar sua atenção. Imagine que o seu fato quebrou um vaso que você gostava muito, naturalmente você irá até o lugar e dedicar um pouco do seu tempo para arrumar a bagunça.

Dessa forma, os felinos acham que ao repetirem esse mesmo ato, ele conseguirá o mesmo resultado, ou seja, que você pare o que está fazendo e se mostre presente imediatamente.

Lembre-se de que os felinos domésticos são muito inteligentes e observadores. Por isso, você precisará reservar um tempo para fazer carinho e para brincar com eles. Além de cansá-lo, você evitará qualquer problema com seus objetos de decoração em casa.

 

Deixe uma resposta