• Home
  • Gatos
  • Quais as origens do gato doméstico? 

Quais as origens do gato doméstico? 

Confira como o pet felino saiu do mundo selvagem e ganhou os lares do mundo todo 

Você já deve ter se perguntado sobre as origens do seu bichano e as características que o diferem de felinos maiores, como tigres e leões, não é mesmo? Para você descobrir de uma vez por todas de onde vem o seu gatinho, a Casa do Produtor separou as seguintes informações, confira: 

Seleção natural  

Antes dos nossos queridos felinos terem sido domesticados, a seleção natural agiu para que fosse estabelecido seu ancestral comum. Segundo estudo publicado na revista Science, o Felis silvestris lybica é o ancestral direto do felino que vive dormindo no seu sofá. A espécie surgiu a partir de cruzamentos entre felinos selvagens há mais de 100.000 anos.  

De onde este gato ancestral é originário? 

De acordo com um estudo recente, publicado na revista científica Nature Ecology & Evolution, os gatos que conhecemos hoje em dia se originaram no antigo Egito e de lá se espalharam pelo velho mundo. Um dos fatores que contribuíram para a expansão dos felinos pelo mundo era seu status divino no mundo egípcio. A população de gatos era muito expressiva na região e seu grande número de indivíduos possibilitou a saída pelo mundo afora. 

Quando os gatos foram domesticados? 

Os bichanos começaram a se aproximar dos humanos há cerca de 10 mil anos, quando os fazendeiros começaram a estocar grãos das suas plantações. Essa estocagem atraía muitos roedores, e consequentemente seus predadores naturais, os gatos.  Ao perceber que os felinos protegiam as colheitas ao caçar os ratos, os fazendeiros estreitaram o laço com os gatinhos e fizeram deles seus fiéis escudeiros. Desta forma, os gatos conseguiam alimento e abrigo, e os humanos reduziam os danos e perdas que os roedores causavam aos grãos e cereais colhidos.  

Como os gatos ganharam o planeta? 

Quando os fazendeiros se mudavam, os gatos que viviam em suas terras também os acompanhavam. Além disso, os felinos se espalharam pelo mundo antigo graças ao comércio e escambos, assim como em viagens de navios. Os felinos faziam parte da tripulação para proteger a embarcação de roedores e outros seres vivos que poderiam causar danos às cordas, madeiras e mantimentos presentes no navio. Depois de descer das embarcações, os gatinhos cobriam longas distâncias, e foram se espalhando pelo mundo de porto a porto.  

A incursão pelo planeta fez tanto sucesso que o gato doméstico agora se faz presente em todos os continentes do planeta, com exceção da Antártida.  

 

Gostou de conhecer as origens do gato? Então aproveite para visitar o site da Casa do Produtor e encontrar tudo para manter o seu gatinho sempre feliz e perto de você! 

 

Deixe uma resposta