• Home
  • Cães
  • Quais são as doenças mais comuns de um cão idoso?

Quais são as doenças mais comuns de um cão idoso?

A idade chega para todos, e para os cães não é diferente. É nesse momento que algumas doenças começam a tomar conta do seu melhor amigo.

Um cão com mais de 8 anos de idade já é considerado idoso, mas isso varia de acordo com a raça e o porte do animal. A partir de tal momento, o animal vai começar a sofrer desequilíbrios no seu estado de saúde.

Quando alguma doença chega, é normal que o cão apresente uma personalidade diferente e um comportamento um tanto quanto apático, e não queira sair de casa. Além disso, é possível que o seu melhor amigo sofra com problemas auditivos ou de visão.

Separamos algumas das doenças mais comuns que um cão idoso pode ser acometido. Confira:

Artrite

É a doença mais conhecida na terceira idade canina e seus sintomas são os mesmos que acometem as pessoas: dor articular e óssea e  incômodo ao realizar movimentos.

Se for descoberta a tempo, a artrite é tratável. Apesar de ser uma doença progressiva, é possível frear seu impacto sobre o organismo do animal.

Doenças renais

Muitos cães idosos sofrem de problemas renais, que costumam se manifestar principalmente na forma de insuficiência renal. A perda de apetite e as náuseas são os principais sintomas que alertam sobre esse tipo de doença.

Apesar de não ter cura, bem como a artrite, existem alguns tratamentos que podem auxiliar no controle da doença, diminuindo os incômodos causados pelas doenças renais.

Disfunção cognitiva

Bem como as pessoas da terceira idade, os cães podem sofrer de disfunção cognitiva, algo bastante comum, inclusive. A insônia, desorientação, confusão e outros sintomas são os mais comuns que alertam sobre essa doença.

Um veterinário poderá receitar medicamentos para controlar essa doença.

Câncer

Muito temida pelos humanos, o câncer também pode aparecer em cães. É importante entender que essa doença é silenciosa e consultar um veterinário frequentemente pode ajudar a detectá-la com antecedência.

Dessa forma, se for diagnosticado a tempo, o câncer pode ser combatido, apesar de ser uma doença muito delicada.

Obesidade

Essa doença pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum na velhice, quando o animal já não dispõe da mesma disposição de antes. Além disso, ela pode ser consequência de outras doenças, além do sedentarismo e alimentação inadequada.

Saber sobre todas essas doenças pode auxiliar na hora de detectá-las e ajudar seu animal a sofrer menos na terceira idade. Por isso, é fundamental manter visitas frequentes ao veterinário e prestar atenção em possíveis mudanças de comportamento.

 

Deixe uma resposta