• Home
  • Cães
  • Você sabia que os cães podem ter congestão nasal?

Você sabia que os cães podem ter congestão nasal?

Nem sempre derivada de um resfriado, o seu cão pode ter uma congestão nasal originada de uma infecção respiratória

A congestão nasal é um sinal que o animal está resfriado, mesmo que possa ser causada por outros motivos em algumas ocasiões, como uma infecção ou uma alergia.

Você escuta seu cão espirrar, fungar ou até roncar? Então é possível que ele tenha uma congestão nasal. Se esses sintomas aparecem, você deve levar o animal ao veterinário para o tratamento necessário.

Mas enquanto os medicamentos fazem efeito, você pode tratar a congestão nasal de seu cão de algumas outras maneiras:

Massageie o nariz

Às vezes, a congestão nasal pode ser causada por uma irritação que inflama a área. Uma leve massagem na região alivia esse inchaço e permitir que seu amigo respire melhor.

Comida quente

Sabe quando comemos sopa e nosso nariz parece querer liberar esse calor? Com os cães doentes, acontece algo semelhante. O calor da comida pode destampar os orifícios nasais e fazer com que o animal se sinta mais aliviado.

Esse prato pode ser uma sopa, preparada com ingredientes adequados para seu cão, ou uma lata de ração úmida e aquecida.

Boa alimentação

Se o seu peludo estiver com congestão nasal, é possível que ele perca o apetite, o que fará com que suas defesas se enfraqueçam e que ele fique mais exposto a outras doenças.

Proporcionar uma alimentação reforçada que fortaleça seu sistema imunológico será uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas desse problema.

Vapor

Esse será um remédio um pouco mais difícil de aplicar, pois talvez ele não goste. No entanto, será o mais eficaz. O vapor abrirá as fossas nasais e permitirá que o animal possa respirar normalmente.

Limpe o nariz dele

O acúmulo de muco que o nariz expulsa quando há uma congestão pode ser o causador do problema. Por isso, é recomendável tentar, com um cotonete e com muita delicadeza, tirar parte desse líquido do nariz do animal.

Essas dicas ajudam a aliviar os problemas do seu cão. Porém, é essencial que você procure um veterinário para cuidar dele como ele merece.

Deixe uma resposta