Embora muitos donos não saibam, os pets também podem entrar em depressão. Saber identificar os sinais é muito importante para iniciar o tratamento.
Você sabia que a depressão também pode acometer os animais? Especialmente em bichinhos de estimação, como cães e gatos, esse tipo de doença pode ser frequente.
A causa da depressão nos pets que criamos em casa é, normalmente, a constante ausência dos tutores no dia a dia. Cães e gatos que ficam sozinhos por um longo período podem apresentar sinais de depressão.
Além disso, a chegada de outros animais de estimação ou o nascimento de uma criança, por exemplo, também podem causar tristeza profunda nos pets.
Quais os riscos da depressão?
A depressão em animais de estimação pode causar ainda outros problemas de saúde, como dermatites e perda de peso.
O grande problema de tratar essa doença é que ela geralmente pode ser confundida com outros problemas que também causam apatia nos bichinhos.
Entenda os sintomas da depressão:
Essa doença em nossos pets, embora demonstre sintomas semelhantes a de outros problemas, pode ser percebida pelos seguintes sinais:
– Isolamento;
– Tristeza profunda;
– Falta de apetite;
– Rejeição ao toque físico;
– Apatia;
– Automutilação;
– Falta de ânimo para brincar e interagir.
Os gatos, além desses sinais já ditos anteriormente, também podem apresentar:
– Comportamento agressivo;
– Miados altos e frequentes.
É possível evitar?
Tomar algumas medidas para que isso não acometa o seu animal é possível, mas não há garantias de que essa doença não aconteça.
Porém, sair para passear com o pet, fazer exercícios frequentes, brincar com eles, ensiná-los uma rotina e adestrar, são algumas das melhores formas de afastar a depressão dos bichinhos.
Como tratar?
Os especialistas recomendam que no momento em que a doença é diagnosticada, é necessário começar o tratamento.
Existem alguns medicamentos, como os florais para pets, que podem ajudar no combate de problemas psicológicos como a depressão.
Entretanto, manter o bichinho ativo, levá-lo para passear com frequência e realizar brincadeiras ao ar livre, é a melhor forma de tratar esse tipo de problema. Não se esqueça que os felinos precisam de lugares para escalar e se esconder, pois isso afasta o estresse e os deixam mais satisfeitos.