Ter um amiguinho companheiro para uma criança é mágico, principalmente por auxiliá-la a desenvolver responsabilidade. Mas, afinal, qual é o animal de estimação ideal para uma criança?
É importante saber que cada realidade é diferente e que, para cada uma, existe um animal que se adapta melhor. Não se esqueça que isso será uma responsabilidade de tempo, dinheiro e de carinho.
Qual escolher?
Cachorros
A primeira resposta que nos vem à cabeça são os cachorros, pois sem dúvida é o animal mais comum para se ter como bichinho de estimação. Ele é ideal para crianças ativas, pois demandam mais interação e carinhos. A vantagem deste animal é que ele ajuda a desenvolver a empatia, a sociabilidade e a autoestima do pequeno.
A criança pode ser encarregada de algumas responsabilidade, mas o ideal é que a parte mais complicada fique na mão dos pais. Portanto, precisa-se de tempo, espaço e orçamento.
Gatos
Os gatos são excelentes se você procura um animal de estimação para interagir que seja carinhoso, porém mais independente. Eles são mais indicados para crianças afetuosas, mas que também preferem ter seu próprio espaço. Nesse caso, o animal não precisa de tantos cuidados, como os cachorros. Por isso, as atividades podem ser divididas igualmente com os responsáveis.
Periquito
O periquito é ideal para crianças observadoras, curiosas, mas tranquilas. Sempre na supervisão de um adulto, o pequeno poderá se encarregar de alguns cuidados e, ainda, ter a ave como uma grande companhia.
O pássaro não demanda muitos cuidados e nem orçamento. E com o passar do tempo, se integra à vida familiar e até a interagir com seus donos.
Porquinho da Índia
Mais indicado para crianças menores, o porquinho da Índia é ativo, curioso e após um tempo costuma interagir com os membros da família. Ele não precisa de muito espaço, já que passa maior parte do tempo em sua jaula e requer cuidados simples.
Coelho
O coelho é um animal bastante delicado e, por isso, é ideal para crianças um pouco maiores, desde que seja cuidadoso no jeito de tratar o animal.
A vantagem é que ele não precisa de um espaço muito grande para viver, ainda que goste de explorar livremente por alguns momentos do seu dia.
Viu quais são os animais mais indicados para as crianças? Antes de adotar um bichinho para seu filho, preste atenção no seu comportamento e leve em consideração a sua idade e a forma como ele cuidará do animal.