Quando posso começar a dar banho no meu cachorro ?

É comum que este tipo de dúvida, surja assim que os proprietários de primeira viagem pegam seus filhotes de cães, ou seja, na época de vacinação. Neste caso, seria interessante considerar que os filhotes ainda são muito novinhos e qualquer variação brusca na temperatura de seus corpos, correrá o risco de desencadear alguma reação metabólica que poderá prejudicar na eficácia do resultado da vacina. Este tipo de reação afeta principalmente filhotes de cães de pequeno porte. Portanto o que você acha de esperar para dar o primeiro banho umas duas semanas após a última dose da vacina? Eu sempre prefiro pecar por excesso! Inclusive, não recomendo que filhotes sem a vacinação completa saiam de casa. Somente após alguns dias da última dose é que saídas poderão acontecer de forma segura para seu bebê.

Outra dica importante para o primeiro banho do filhote é que ele seja dado em casa, no chuveiro quente com água temperada e no colo, para evitar traumas. O primeiro banho do filhote deve acontecer em um momento tranquilo com uma energia positiva para que ele associe banhos como um momento agradável e feliz. Se você submeter seu filhote a um banho em pet shop ele pode desenvolver medos que provavelmente não serão simples de remediar.

Como sempre insistimos em comentar aqui, a morfologia dos cães é muito diferentes da nossa, portanto, o pH da pele dos cachorros pode ser definido como sendo muito próximo de neutro. Por isso você não deverá usar em seu cachorro o mesmo shampoo que usa para você, que tem um pH de pele mais ácido e é muito diferente do cachorro. Cães que utilizam shampoos para pessoas podem apresentar irritação de pele e coceira. Portanto procure utilizar em seu cachorro um shampoo para cães, de preferência neutro e com menos perfume possível, ou um shampoo para bebês. Cachorros tem um olfato muito aguçado e não é incomum após o banho rolarem na terra tentando se livrar do cheiro forte.

 

Deixe uma resposta