• Home
  • Dicas
  • Os erros mais comuns na hora de treinar um cão

Os erros mais comuns na hora de treinar um cão

Treinar um cachorro não é uma tarefa simples, mas é preciso entender que o aprendizado deve ser positivo e prestar atenção para não cometer alguns erros comuns

Logo que adotamos um cãozinho, já pensamos em possíveis formas de treiná-lo para deixá-lo mais obediente e inteligente. Porém, muitas das nossas referências são amigos, conhecidos ou informações que tiramos de maneira errada dos diversos portais de notícia.

Isso pode nos levar a cometer erros ao treinar um cão e nos deixar mais distante de nossos objetivos. Pensando nisso, separamos alguns dos erros mais comuns para que você evite quando for adestrar seu cão.

Quais são os erros mais comuns?

Punições

É preciso entender que os animais não aprendem tão rapidamente igual aos humanos e, por isso, a paciência é uma virtude muito importante. Quando ela se esgota – e tende a acontecer rapidamente – tendemos a gritar e forçar ao invés de ensinar.

Quando punimos um animal, seja falando de maneira intimidadora ou até com agressões – o que é extremamente errado – ele não entenderá o que está sendo feito e isso acarretará em sérias consequências emocionais ao animal.

Os prêmios por atitudes corretas e o reforço positivo são as melhores maneiras de ensinar o animal e estimulá-lo a repetir determinado comportamento.

Acabar com tudo de uma vez

É muito comum que os donos tentem extinguir determinado comportamento de maneira imediata. Entretanto, é preciso ter na cabeça que isso não irá acontecer, pois até o cão assimilar que determinado comportamento é errado, leva um certo tempo.

Por isso, é preciso ter calma e paciência, pois somente assim será possível ir treinando o animal aos poucos, explicando as ordens, premiando os acertos e explicando os erros, de maneira clara e direta.

Não dar ordens claras

É muito importante que os animais sejam ensinados de maneira simples, com palavras curtas e orientações simples. Por isso, antes de treinar o animal para coisas mais complicadas, é preciso ensinar outras mais fáceis.

Uma informação muito importante é entender que o animal só é capaz de associar palavras curtas. Assim, falar frases longas ou complicadas não é recomendado. Utilize palavras como: senta, não, para ou saia.

Culpar o cãozinho

É natural que, em muitas ocasiões, o cão não cumpra perfeitamente as ordens ou que existam momentos específicos em que ele não faça aquilo que ensinamos. Nesse momento, é preciso entender que não podemos culpar o animal e gritar com ele.

Quando o animal não faz algo que tentamos ensinar, independente do motivo, é preciso entender que a culpa não é deles e, sim, que em algum momento nós erramos no ensinamento..

Esses são alguns dos erros mais comuns ao treinar o animal. Por isso, você deve ter cuidado para não cometê-los se quiser alcançar o sucesso no treinamento do animal.

Deixe uma resposta