• Home
  • Dicas
  • Quer um pet pequeno e adorável? Conheça o Esquilo da Mongólia 

Quer um pet pequeno e adorável? Conheça o Esquilo da Mongólia 

 

Este pequeno roedor é uma ótima opção para quem procura um animal de estimação, mas não possui muito espaço em casa 

O Esquilo da Mongólia é um dos queridinhos entre as crianças. Como o nome já sugere, é um animal oriundo do deserto da Mongólia, e antes de se popularizar como pet era muito utilizado como cobaia em pesquisas de laboratório. 

Também conhecido como Gerbil, este roedor parente do hamster precisa de alguns cuidados diferenciados para se manter feliz e saudável.  

Esquilos da Mongólia precisam tomar banho? 

Estes animais não devem tomar banho, e correm risco até mesmo de contrair pneumonia. A serragem, tão utilizada com outros roedores, também deve ser evitada, por ser composta por pinus. Esta árvore contém óleos que são tóxicos para o Gerbil, podendo causar problemas respiratórios e diversas alergias no animal. Para forrar a gaiola do pet é recomendado o uso de areia de gato comum.  

Como escolher a gaiola perfeita? 

O espaço do seu esquilo da mongólia deve ser escolhido com cuidado. Este roedor adora saltar, portanto uma gaiola espaçosa e alta é ideal. Você também pode improvisar uma casinha usando um aquário antigo, porém é importante lembrar de tampar o aquário com uma grade. Assim você permite a entrada de ar e impede que seu pet saia para desbravar a casa e acabe se perdendo. 

O que meu Gerbil come? 

A dieta do Gerbil deve ser baseada em ração específica, mas a inclusão de grãos e cereais também pode ser oferecida como complemento. O ideal é comprar misturas de grãos desenvolvidas especialmente para os Gerbils, mas pode-se usar a mistura de hamsters, desde que se retire o milho e boa parte dos grãos de girassol. Sementes de girassol são muito ricas em gordura, portanto devem ser oferecidas em pequenas quantidades. 

Os Gerbils também adoram vegetais, que devem ser oferecidos em pequena quantidade e grande variedade, para suprir as necessidades nutricionais do animal. Verduras verdes são ótimas, assim como legumes e frutas. Evite oferecer frutas cítricas ao seu roedor, e lembre de retirar as sementes da maçã. As frutas também devem ser ofertadas em quantidades mínimas, para que o açúcar presente nelas não cause mal-estar no seu esquilo da mongólia. 

Não esqueça de oferecer água para seu bichinho: ele deve ter um bebedouro próprio para roedores, sempre cheio de água fresca e limpa. 

 

Ficou com vontade de levar um esquilo da mongólia para casa? Aproveite para visitar o site da Casa do Produtor e comprar tudo para preparar a chegada do seu novo pet. 

 

 

Deixe uma resposta