Saiba como evitar que seu hamster morda você

Seu hamster te morde? Esse comportamento, embora seja incomum, pode acontecer e por diversas causas. Saiba o que fazer para evitar

Pequeno, esperto, fofinho e carinhoso, o hamster é um animal de estimação perfeito para crianças ou para lugares que possuam espaço mínimo, como em apartamentos. Além disso, os cuidados com esse roedor são muito simples.

Entretanto, nem sempre a convivência com o animal é perfeita, principalmente quando a interação com os pequenos roedores é atrapalhada devido a mordidas. Apesar da atitude não ser dolorosa, esse comportamento não é desejável e não pode ser ignorado.

Seu hamster te morde?

Antes de mais nada, precisamos dizer que esse comportamento não é muito característico do animal. Entretanto, ele pode aparecer quando há alguma relação com a mudança de ambiente, doença, falta de higiene ou má alimentação.

Além disso, é preciso considerar que existem várias raças de hamsters e algumas são mais sociáveis que as outras, que podem apresentar um comportamento mais agressivo.

Por isso, uma das primeiras atitudes é auxiliar o animal em sua educação e socialização, da mesma forma como deve ser feito com cães e gatos.

Como evitar as mordidas?

É preciso que você tenha muita paciência com o animal, afinal, a educação e a socialização podem levar tempo. Além disso, ter o conhecimento necessário para evitar as mordidas é essencial nesse momento. Que tal algumas dicas?

Adaptação

Assim como os gatos, os hamsters são muito territorialistas e, por mais que passem grande parte do tempo em suas gaiolas, uma mudança de ambiente pode gerar desconforto e desconfiança, o que pode ocasionar um comportamento mais agressivo.

Por isso, cabe ao dono respeitar a individualidade do animal e tentar a aproximação de maneira paulatina, ou seja, aos poucos. Para isso, uma boa dica é reconquistar a confiança por meio de recompensas como pedaços de frutas ou sementes de sua preferência.

Alimentação

Você provavelmente já ficou irritado quando não conseguiu se alimentar direito, não é mesmo? Os animais também sentem-se assim, inclusive os hamster, pois esses roedores precisam de uma nutrição completa e equilibrada para preservar sua boa saúde e evitar qualquer comportamento agressivo.

Hamster são animais onívoros, ou seja, sua dieta é baseada principalmente em boas proteínas e gorduras de origem animal e vegetal. É possível encontrar essa alimentação aqui na Casa do Produtor, apenas acessando nosso site. Confira! 

Vale ressaltar que, para completar a alimentação ou mudar a dieta do animal, é muito importante consultar um veterinário.

Ambiente ideal

Se o animal não possuir um ambiente adequado, espaçoso e limpo, certamente isso será motivo para sua irritação e possíveis comportamentos agressivos.

Dessa forma, além de escolher uma gaiola ampla, que seja segura e confortável, é preciso pensar em que local da casa ela irá ficar. É preciso que ela não seja muito exposta, pois o animal é sensível ao frio e ao calor excessivo.

Ademais, é essencial manter a gaiola sempre muito limpa, trocando o forro sempre que necessário e trocando a comida com frequência. Apesar de serem animais naturalmente limpos, os hamster podem ficar doentes facilmente quando o seu ambiente está sujo ou muito úmido.

Cuidados veterinários

Embora os roedores não sejam vacinados como os cães e gatos, eles precisam de todo cuidado necessário para evitar possíveis complicações em sua saúde.

É sempre recomendável levar o animal até uma clínica logo nos primeiros meses de vida e realizar um acompanhamento semestral. Caso o roedor apresente algum tipo de mudança brusca de comportamento, uma visita esporádica pode fazer toda diferença.

Seguindo essas dicas, deixando o animal sempre confortável, alimentado, limpo e saudável, as mordidas não irão acontecer ou irão diminuir consideravelmente. Vale ressaltar que o animal é dotado de sentimentos e, por isso, esse tipo de atitude pode acontecer de maneira esporádica.

Deixe uma resposta