• Home
  • Cães
  • Seu cão é dependente de você? Isso precisa acabar

Seu cão é dependente de você? Isso precisa acabar

O contato diário com nosso melhor amigo dificulta essa percepção. Porém, alguns cães são altamente dependente de seus donos.

Sabemos que os cães têm um certo nível de dependência dos seus donos, pois precisam de nós para comer, beber e se manter protegido. No entanto, quando essa dependência extrapola os limites é preciso prestar atenção.

O que causa a dependência?

Essa dependência nem sempre é somente culpa do dono, pois o animal pode ter tido um desmame precoce ou algum tipo de estresse da mãe durante a gestação. A estimulação e os cuidados excessivos durante a fase de filhote também auxiliam nesse processo.

O animal se comporta como?

Um cãozinho dependente tende a aparentar uma falta de felicidade, pois acreditam que só com seus donos eles podem estar bem. Além disso, eles podem apresentar muito estresse e problemas de saúde.

O animal que passa muito tempo longe do seu dono pode até chegar a ter comportamentos agressivos e estranhar a alimentação, além de passar mal.

Como não criar um cão dependente

Se o seu cachorro tem o hábito de seguir você por toda casa, talvez seja porque aprendeu isso desde filhote, porém isso precisa acabar. Ao chegar em casa, fique um pouquinho com ele e peça para que ele vá até um local específico, seja sua casinha, caminha ou um lugar que ele goste. É importante que você repita isso com frequência, para que se torne um hábito e o animalzinho comece a entender isso como algo natural.

Vale ressaltar que evitar que seu cão seja dependente não quer dizer que você deva recusar carinho ou afastá-lo de nossas vidas. O necessário é encontrar o equilíbrio para que ele dependa apenas o suficiente.

A dica mais importante é não humanizar o animal. Ele é um cão, e por mais que participe ativamente da vida da família, ele será sempre um cão. Ele precisa do seu lugar, mas não igual à vida de vocês. Se você fizer isso, o animal vai depender de você ainda mais e se sentirá infeliz quando estiver longe.

Por isso, é fundamental que você preste atenção nessas dicas e entenda que o seu cão fica muito mal sem você e isso pode prejudicá-lo demais.

Deixe uma resposta