5 comportamentos típicos dos gatos

Se você tem um gato em casa certamente já percebeu algumas peculiaridades em seu comportamento, certo? No começo pode parecer estranho, mas saiba que cada um tem um significado.

Como você já deve saber, os gatos são animais muito inteligentes, higiênicos e independentes. Desde filhote, demonstram suas principais características únicas e também algumas peculiaridade típicas dos felinos.

O comportamento dos gatos:

  1. Esfregar a cabeça contra você

Você já chegou em casa depois de uma longa jornada de trabalho e percebeu que seu gatinho começa a andar junto de você esfregando a cabeça em suas pernas? Se isso já aconteceu, saiba que ele está querendo dizer que você é importante para ele e que faz parte de sua vida.

Esse é um dos comportamentos mais carinhosos que os gatos possuem. É uma maneira de te dizer que está à vontade com você e muito contente em te ver.

  1. Lamber você

Como você bem sabe, os gatos lambem a si próprio e a outros membros de sua família por conta do forte vínculo afetivo que eles têm entre si. Se o seu gatinho te lamber, saiba que há um vínculo muito forte entre o seu gato e você.

Se quando o seu gato esfrega a cabeça em você já quer dizer que ele está feliz em te ver. Quando ele te lambe, é uma forma dele mostrar afeto, pois isso não é nada comum, apenas com pessoas que eles se importam bastante.

  1. Beber água de uma torneira gotejando

Não importa se o seu gato possui um bebedouro com água, se há uma torneira gotejando em qualquer lugar da casa, ele certamente irá preferir beber água nessa torneira.

Isso é algo muito habitual nos gatos e em outros animais também. A explicação é que eles gostam muito mais de água corrente do que daquela parada que você oferece a ele.

  1. Tiram a areia de sua bandeja sanitária

Os felinos aprendem desde filhotes a utilizarem a caixa de areia – ou bandeja sanitária – e, mesmo depois de terminar suas necessidades, eles jogam areia para fora do lugar.

Isso é algo muito comum e eles adoram fazer, mas devemos corrigi-los, pois isso não é higiênico. Eles adoram cavar a caixa da areia, e dessa forma, acabam jogando alguns grânulos para fora. Lembre-se de repreender esse comportamento para ensiná-los que é errado.

  1. Interesse pelo vaso sanitário

Além de acompanhar você quase que sempre ao banheiro, seu gatinho adora brincar com o vaso sanitário, não é mesmo? Esse comportamento tem duas explicações.

Uma delas é devido ao seu instinto de pescar a presa. Se você olhar bem, irá perceber que eles costumam fazer movimentos com suas patas para agarrar algo dentro do vaso. Outra explicação é que essa brincadeira nada mais é do que o interesse dele pelos reflexos da luz na água.

Bem legal entender o significado de cada comportamento dos nossos bichanos, né? Eles são muito engraçados e possuem essas características peculiares que deixam ainda mais interessante a convivência no dia a dia.

 

Deixe uma resposta