• Home
  • Gatos
  • O que significa os sons dos gatos?

O que significa os sons dos gatos?

Se você convive com um ou mais gatos provavelmente já escutou diversos sons partindo deles, certo? Pois é, a variedade é grande e cada um tem um significado diferente. Esses sons nada mais são do que a maneira que eles têm de expressarem seus sentimentos e até opiniões. Além disso, eles também utilizam a linguagem corporal para se comunicar.

Miado

É o mais comum e acompanha os gatinhos desde o primeiro momento de vida. O miado serve para alertar a mãe quando eles precisam de atenção e comida, já que ao nascer são cegos e surdos.

É raro que um gato adulto mie para outro felino, mas eles fazem isso com as pessoas, pois são elas que podem suprir qualquer necessidade básica que eles possam ter.

Ronronar

Se você já teve o prazer de escutar o famoso ronronar, sabe o quanto esse som é gostoso de escutar. Eles fazem isso quando estão felizes e quando querem mimos e carícias de seus donos.

Além disso, também indica quando eles estão doentes ou feridos, de modo que possam ninar a si mesmos.

Chiado

Quando o felino quer se defender, ele abre completamente a boca e expulsa o ar de forma brusca. Esse é um dos sons mais chamativos e pode ser usado como arma de defesa.

Rosnado

É raro, mas os gatos também podem rosnar e essa atitude acontece somente se seu gatinho está realmente com raiva. Funciona como um sinal de advertência para que nenhum outro animal ou pessoa se aproxime.

Murmúrio

Um dos sons mais escutados por donos atenciosos, o murmúrio é uma delícia de se escutar porque significa que ele está grato pela atenção ou pela comida. É uma mistura entre um miado, um ronronar e um rosnado.

Viu só que interessante? Apenas com os sons que eles emitem, os gatinhos podem se comunicar e expressar seus sentimentos e opiniões. Por isso, preste atenção nesses barulhos e saiba o que seu felino quer te dizer.

Deixe uma resposta