• Home
  • Gatos
  • O que fazer para seu gato não arranhar a casa toda

O que fazer para seu gato não arranhar a casa toda

Para afiar as unhas, marcar território, porque está chateado… Os felinos podem arranhar qualquer superfície ou objeto.

Quem tem gatinhos em casa sabe que eles costumam arranhar os mais variados objetos, porém, eles não fazem isso com más intenções, pois isso é um instinto do animal. Os selvagens arranham árvores, pedras ou plantas, já os domésticos utilizam seus móveis.

Eles fazem isso para manter suas garras bem cuidadas, para se livrar de camadas mortas de unha, para se comunicar com os outros, para liberar o estresse ou apenas para deixar seu cheiro e marcar o território que ele acredita que lhe pertence.

Mas o que fazer para que o gato não arranhe a casa toda?

Arranhador

Oferecer uma alternativa aos móveis é a solução mais fácil para evitar que eles deixem suas marcas na sua mobília. É possível encontrar os chamados “arranhadores” que servem como uma espécie de circuito onde ele poderá brincar e utilizar suas garras. Outros brinquedinhos com uma textura mais dura também servem nesse caso.

É verdade que no começo eles não vão dar muita atenção, pois precisam se familiarizar com os itens. Para que os conheçam e os usem, deixe-os ao lado do sofá ou um local que seus gatos costumam arranhar bastante ou passar boa parte do tempo.

Preferências

Apesar dos gatinhos preferirem o sofá para arranhar, é comum que eles façam o mesmo com cortina, tapete ou uma mesa de madeira. Essa mudança deve-se pela textura do objeto, ou do lugar em que eles estão na casa.

Porém, o mais normal é que o gato escolha o móvel mais usado por você quando estão juntos, pois ali ele irá depositar seus feromônios, mostrando que você é importante para ele. Nesse caso, escolha umcobertor mais grosso para cobrir o local quando você não estiver para evitar alguns danos maiores.

Papel Alumínio

Observe onde o seu gatinho costuma arranhar na maior parte do tempo, seja no sofá, na cortina, na mesa ou qualquer outro lugar. Coloque um pedaço de papel alumínio nesse local e deixe até que ele vá tentar arranhar novamente. Eles não gostam do barulho que esse material provoca em contato com suas unhas. Dessa forma, você o “enganará” para que ele não faça aquilo novamente. Essa dica pode servir para que seu gato não arranhe a casa inteira.

Recompensas

Quando o seu gatinho estiver arranhando algum móvel, não vai adiantar brigar ou gritar, pois ele só vai se assustar. Quando isso acontece, o melhor é falar suavemente e orientá-lo para que vá até o arranhador ou brinque com um brinquedo que você escolheu para isso. Se ele chegar perto do brinquedo sozinho, o recompense com um mimo ou guloseima.

Sabemos que as garras dos gatinhos acabam estragando os móveis e, mesmo que seja sem intenção, isso acaba sendo muito chato. Por isso, com essas dicas, é possível evitar que ele estrague os móveis e ainda consiga brincar em local dedicado especialmente para isso.

 

Deixe uma resposta