
A castração é realmente necessária? Entenda
Casa do Produtor Pet Shop
dezembro 6, 2017
É de extrema importância conhecer melhor o processo de castração e saber quando, como e por que esterilizar o seu melhor amigo.
A castração consiste em extirpar as glândulas sexuais, sendo feita através de um processo cirúrgico de curta duração. Muitos acreditam que a castração visa apenas evitar a reprodução sexual, porém, ela pode ser fundamental para evitar algumas doenças graves, como infecções e tumores.
Para saber o momento certo de realizar a castração do seu animalzinho, é essencial levar em conta o sexo, idade e raça do animal.
Para as raças de pequeno porte, é mais recomendado que a castração ocorra entre 6 a 9 meses. No caso, o procedimento pode prevenir a maioria das doenças uterinas nas fêmeas. Os machos podem ser castrados até o primeiro ano de vida, pois assim os riscos de doenças na próstata podem ser diminuídos.
Os cães de porte médio e grande possuem um prazo maior, sendo recomendado esperar até os 18 meses de vida. Isso é feito para evitar que o organismo desses animais se torne vulnerável ao câncer dos ossos.
O grande objetivo da castração é evitar a reprodução em demasia e diminuir o número de animais abandonados, além de ser essencial para saúde e bem-estar do animal. Porém, o processo de castração pode auxiliar também em problemas de comportamento.
Quando o animal apresenta tendência excessiva para marcar território ou até condutas agressivas com pessoas e animais e, ainda, tem tendência a fugir, a castração pode ser a solução visando melhorar o comportamento do animal.
De fato, podemos concluir que a castração pode ser essencial na vida do seu melhor amigo: auxilia na sua saúde sexual, no seu bem-estar e em seu comportamento, deixando-o mais tranquilo e sociável.