Você sabia que existem padrões de comportamento de acordo com as cores dos gatos? Entenda
É muito comum vermos gatos com cores extremamente diferentes, até mesmo dentro de uma mesma ninhada, sejam eles de raça ou mestiços. Embora não seja uma regra definida, existem padrões de comportamento semelhantes de acordo com as cores do animal.
Vale ressaltar que a cor de um gato não corresponde diretamente a uma raça. Elas são definidas por uma condição genética de suas cores principais. É por isso que se estabelecem determinados padrões.
Desvende as cores dos gatos
Tigrado
O gato tigrado está diretamente relacionado aos felinos selvagens e este padrão pode ser encontrado em leões e também em lices. A característica especial desta pelagem é que ela pode ser listrada, linear ou pontilhada.
Os animais que possuem essa coloração costumam ser menos dóceis e com um espírito mais selvagem.
Três cores
Uma característica muito interessante deste tipo de animal é que a grande maioria dos gatos com esta característica são fêmeas. Os machos que nascem cálicos – como é chamado esse tipo de animal – costumam ser estéreis.
Em geral, esse tipo de gato é o que possui uma personalidade mais variável e surpreendente. Porém, costumam ser muito ativos, brincalhões e curiosos.
Bicolor
Os gatos bicolores costumam ter uma personalidade estável, mas distante. Podem ser muito carinhosos com você, mas logo em seguida rejeitam carinho. Essa peculiaridade da sua personalidade faz com que o animal seja mais curioso e indecifrável.
Preto
O gato preto é o que tem mais predisposição a ser tranquilo, tímido e muito carinhoso. Eles adoram um bom cantinho ou caixinha para dormir e amam comer o tempo todo. Por isso, é importante manter os animais com essa característica muito ativos.
Laranjas
Os laranjinhas são especialmente doces e carinhosos, sempre buscando demonstrar seu carinho com ronronadas e miados fofos. Além disso, adoram esfregar-se e receber carinhos, sendo os que mais se deixam receber afagos entre todas as cores de gatos que existem.
Brancos
É muito difícil entender a personalidade desses animais, pois são mais complexas e difícil de compreender. É muito necessário ter paciência para estabelecer uma relação, mas quando se forma, torna-se para sempre, pois eles são muito apegados aos seus donos.
Carey
Os gatos carey – que têm o rosto dividido: metade preto, metade colorido – são muito fiéis aos seus donos, estabelecendo uma relação de amizade e confiança muito forte. Porém, sua personalidade é muito variável, principalmente com estranhos, dos quais eles costumam manter distância.
Cinzas
É consenso que os gatos cinzas possuem uma personalidade travessa, divertida e carinhosa. Além de muito bonitos, são animais muito amistosos, adoram um carinho na barriga e também deixam ser acariciados com tranquilidade, mas sem perder a sua natureza felina.
Interessante, não é mesmo? É bem legal observar os animais a partir dessa ótica, pois em geral é muito comum que as cores deles reflitam diretamente na forma como eles se comportam.