• Home
  • Gatos
  • Como limpar as orelhas de um gato?

Como limpar as orelhas de um gato?

Os gatos são animais muito limpos e praticam a própria higiene com banhos diários. Porém, existem algumas áreas que eles não conseguem alcançar, como suas orelhas.

Se você já parou para reparar, as orelhas dos gatos são locais realmente sujos, pois não recebem os mesmos cuidados que o resto do corpo. Neste caso, é possível ajudarmos o nosso gatinho.

Para limpar as orelhas de um gato em casa, podemos usar uma gaze umedecida. No entanto, a melhor opção é um spray ideal para a região.

Como limpar as orelhas do gatinho?

Para cuidar direitinho das orelhas do seu gato, vamos indicar algumas formas para realizar o procedimento de maneira simples e agradável.

Atente-se ao momento

Não tente forçar a limpeza colocando seu gato no colo e examinar seus ouvido, pois é muito provável que ele se esconda para bem longe de você.

Uma boa alternativa é tentar higienizar o local quando o gato for até você para um carinho ou quando ele estiver dormindo.

Produtos para limpeza

Na Casa do Produtor, você pode encontrar diversos produtos para limpeza dos ouvidos. Escolha aquele que você considere o ideal para o seu animal. Se for algo líquido, ele levantará e moverá a cabeça, isso é ótimo para que líquido se espalhe por toda parte.

Finalize com gaze

Após a aplicação do produto, limpe os ouvidos do seu gato com uma gaze umedecida para retirar o excesso do medicamento, bem como toda a sujeira acumulada.

Não introduza nenhum objeto, faça apenas com o seu dedo envolvido pela gaze. Lembre-se de não ir muito longe no canal auditivo, pois é uma área muito delicada que você não deve tocar.

Recompensa

Se a sua tentativa de limpeza correu de maneira tranquila, é porque seu animal se sentiu bem com aquela situação, principalmente pela forma que você o tratou.

Agora, é a hora de oferecer um prêmio. Ele se comprou e por isso, merece um agrado. Dê-lhe um brinquedo, uma ração molhada, ou um carinho e diga que está orgulhoso por isso.

A limpeza das orelhas do seu gato é extremamente importante porque essa área do corpo escondida, escura e úmida é foco de bactérias e parasitas, que podem causar doenças graves ao animal. Portanto, fazer a higienização é vital para a boa saúde do animal.

 

Deixe uma resposta