• Home
  • Gatos
  • Como cuidar de um gatinho filhote?

Como cuidar de um gatinho filhote?

Apesar dos cuidados serem simples, os gatinhos precisam de atenções especiais que todo dono precisa saber como lidar. Saiba mais

Alimentação

Os gatinhos geralmente começam a comer ração sólida por volta das quatro semanas de idade, mesmo ainda mamando na mãe. O ideal é você procurar comidas prontas que ofereçam uma dieta equilibrada rica em nutrientes.

Durante a fase de filhote, é recomendado deixar a ração à disposição para que eles possam comer quando sentirem vontade. Essa ração seca costuma agradar o paladar do seu pequeno.

Uma dica interessante é variar o sabor da ração que você dá ao filhote, para que ele se acostume com qualquer tipo de comida. Outro ponto é variar com biscoitinhos e petiscos – claro, sem exagerar.

Água

Deixe água disponível para o seu gatinho o tempo todo. Porém, eles gostam de água fresca, e por isso, podem se recusar a beber água parada por muito tempo.

Então, troque a água todos os dias, pois assim ele não terá do que reclamar. Para os potinhos, opte por aqueles de base larga, pois são mais difíceis de virar.

Onde dormir?

Quando filhotes, os gatinhos precisam de um lugar quentinho para dormir, principalmente em cidades onde o clima é mais frio. Apesar de existirem diversos modelos de caminhas, seu bichano irá adorar uma caixa de papelão forrada com um cobertor ou colcha.

Além disso, os bichanos adoram se aconchegar no colo do seu próprio dono e também em sua cama. Por isso, se não quer que o gatinho durma o resto da vida em sua cama, é melhor acostumá-lo desde o início fora dela.

Pense pelo lado positivo de dormir com seu filhote: ele funciona como um despertador natural, com um ronronar no ouvido ou uma patinha na cara.

Necessidades

Os gatinhos são naturalmente limpos, e por isso treinar seu filhote a usar a caixa de areia é uma tarefa muito simples. A areia higiênica ou sanitária é ideal para que seu filhote acostume a fazer tudo ali mesmo.

Uma dica para treiná-lo é colocá-lo delicadamente na caixa de areia sempre após ele se alimentar ou acordar de um longo cochilo. Em pouco tempo, ele irá descobrir o que fazer.

Brinquedos

Gatos são animais muito brincalhões, principalmente os filhotes, que após um longo cochilo passam a maior parte do tempo brincando. Há vários brinquedos como bolinhas com barulho, penas, erva de gato e muitos outros. Porém, ele irá adorar brincar com qualquer coisinha que cair no chão.

Uma dica para que seu filhote não arranhe muito e morda com menos frequência é evitar usar as mãos como brincadeira. Substitua por bichinhos de pelúcia ou bolas de meia.

Saúde

Logo que você estiver com seu gatinho, o ideal é que você o leve ao veterinário para ser examinado e vacinado. Dar remédios contra pulgas e vermes também é essencial, pois os vermes podem deixar seu gatinho doente e causar problemas maiores.

Outra coisa muito importante é realizar a castração do seu gatinho. Os machos se não castrados costumam ir mais para a rua, entrar em brigas e urinar pela casa. As fêmeas entram no cio e podem ser mais barulhentas e até tentar fugir de casa.

Gatos machos são castrados geralmente aos seis meses de idade, e as fêmeas podem ser castradas aos quatro meses. Após a castração você perceberá que seu gatinho será muito mais calmo e deixará de lado seu instinto predatório para ser ainda mais um animal de estimação.

Com esses poucos cuidados, o seu gatinho será um companheiro e tanto em sua vida, principalmente se você vive sozinho, pois eles são independentes e, como você percebeu, precisam de poucos cuidados.

Deixe uma resposta