• Home
  • Dicas
  • Como preparar sua casa para ser um lar temporário

Como preparar sua casa para ser um lar temporário

O lar temporário é a fase intermediária para animais que vivem em abrigos antes de serem definitivamente adotados por uma família. Mas, como preparar esse lar?

É comum vermos pessoas que abrem suas casas, de maneira temporária, para os animais que não têm onde morar enquanto aguardam por uma família definitiva.

No entanto, é necessário preparar bem o ambiente para que o animal se sinta confortável e seguro. Confira algumas dicas:

Fale com um abrigo

Antes de mais nada, o primeiro passo para tornar sua casa um lar temporário é entrar em contato com um abrigo de animais e pedir informações sobre o procedimento que eles adotam e como você pode participar disso.

Tenha em mente que a maioria das despesas geradas pelo animal geralmente é coberta pelo protetor, como alimentos e veterinários, portanto é melhor poder garantir isso.

Escolha qual animal

Após entrar em contato com o abrigo, saiba que tipo de animal está disposto a hospedar. Eles podem ser cães, gatos, roedores ou qualquer outra espécie doméstica. É importante escolher as características do animal de acordo com o espaço disponível e o tempo que você deseja dedicar.

A sua decisão também deve levar em consideração os animais que já vivem em sua casa – caso possua – pois é necessário saber se eles serão compatíveis ou se haverá conflitos.

Antes de ser um lar temporário, temos que avaliar de que maneira essa mudança afetará toda a família, incluindo a de quatro patas. É necessário garantir o bem-estar de todos os membros.

Prepare-se psicologicamente

É preciso entender que o animal pode permanecer até encontrar a adoção e isso pode levar algumas semanas ou meses. Por isso, é necessário o máximo compromisso com o animal, pois eles precisam percorrer o menor número de lares possíveis até achar um lar definitivo.

Além disso, é preciso ter em mente que aquele animal não ficará para sempre com você, pois seu objetivo é encontrar uma família definitiva. Por isso, estar preparado para uma despedida que certamente vai acontecer é necessário.

Últimas preparações

Antes de receber o seu animalzinho para um lar temporário, pense que o local deve ser seguro e confortável para todos os seus habitantes.

Decida-se onde ele vai dormir e comer. Também estabeleça quais regras de convivência existem dentro da casa, a que horas ele vai passear e quem será o responsável por cada passeio. Ajudará muito ao animal ter uma rotina clara.

Se você tiver mais de um animal em casa, é preciso pensar na apresentação do morador temporário. Mesmo que seus pets sejam amigáveis, as reações não podem ser previstas. Por isso, recomenda-se que, durante alguns dias, os animais que você já tinha e os que estão chegando agora sejam isolados, apenas para que se acostumem com o cheiro e percebam que são amigos.

Ser um lar temporário é uma grande obrigação, por isso é preciso cuidado. Você participa de forma direta nos cuidados do animal e proporciona a ele uma espera por um lar definitivo muito mais calmo e tranquilo. Oferecer um bom lar temporário é um dos gestos mais generosos que podemos ter.

Deixe uma resposta