Como proteger os animais no inverno?

As temperaturas no inverno tendem a ser bem menores do que no resto do ano e, por isso, é preciso proteger nossos animais dos dias frios.

Muitos acreditam que, por possuírem pelos, os animais acabam protegendo-se mais durante o inverno do que os humanos, mas isso não é verdade. Cães e gatos podem sofrer com quedas bruscas de temperatura, e por isso é preciso mantê-los aquecidos.

Como protegê-los no inverno?

Abrigo e cobertores

Se você mora em casa e deixa seus animais no quintal, procure oferecer uma casinha com o tamanho correto que fique em um local livre de chuva e correntes de ar, além de vestir roupinhas quentes e deixar cobertores dentro da casinha.

Porém, se o frio estiver muito intenso, considere levá-lo para dentro de casa, pois com uma temperatura muito baixa o seu animal pode ficar doente. Já se você mora em apartamento, apenas ofereça um local quentinho e confortável para o seu pet.

Evite banhos

Os banhos nesta época podem ser um verdadeiro pesadelo para os animais. Por mais que alguns animais gostem de se molhar, com as temperaturas mais baixas, dar banho sem os devidos cuidados para evitar exposição ao ar frio pode causar problemas.

Caso precise dar banho em algum momento, leve seu bichinho em um pet shop responsável para fazer isto da maneira correta.

Mude os horários dos passeios

Se você costuma passear com seu pet pela manhã, saiba que no inverno este é o horário que as temperaturas estão mais baixas. Por isso, procure mudar o horário do passeio, optando por algum momento em que o frio não seja tão rigoroso.

Procure evitar o passeio em dias chuvosos ou quando as temperaturas estiverem muito baixas. Evite também não passear quando há garoa ou chuva.

Alimentação

No inverno, os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e, por isso, necessitam de um cuidado maior na alimentação. Aumente a quantidade normal em 10 ou 20% dependendo do porte do animal. Com a alimentação correta, você pode evitar gripes e doenças virais.

Vacinas

Além da alimentação, as vacinas são essenciais para que você evite que seu animal fique doente. Os gatos devem estar com a vacina tríplice em dia e os cães com a vacina V8.

Se você tiver um cão filhote, idoso ou que conviva com outros cães, procure vacinas específicas para gripe canina, que protegem contra o Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina.

Proteger o seu pet é sua obrigação e os cuidados devem ser redobrados com a chegada do inverno. Por isso, atente-se a essas dicas para que o seu animal fique livre de problemas e sempre muito feliz.

 

Deixe uma resposta