• Home
  • Cães
  • Como saber se meu pet está com frio?

Como saber se meu pet está com frio?

Muitos donos de pets acreditam que por eles estarem protegidos por uma camada de pelo, não sentem frio, mas isso não é verdade. Entenda como descobrir se ele está com frio.

Assim como nós, os animais também podem sofrer com as baixas temperaturas ou com o calor. Apesar de acharmos que os pelos dos animais os protegem desse problema, a verdade não é assim. Eles sentem frio e você precisa estar atento.

Como saber se eles estão com frio?

Os cães e os gatos possuem diferentes tipos de pelagem e gordura corporal. Por isso, alguns são mais propensos e sensíveis do que outros. Os animais de pelo curto geralmente sentem mais o frio do que os demais, assim como os filhotes.

Atente-se às extremidades

A melhor maneira de você identificar se o seu o animal está realmente com frio é checando as extremidades do seu corpo, como as patas e as orelhas.

Se ele, mesmo em um solo na temperatura natural, apresentar as patinhas geladas, pode ser um sinal de que está com frio. Da mesma forma com as orelhas. Se mesmo estando em um ambiente aquecido, suas orelhas estiverem frias, significa que ele está incomodado com a temperatura atual.

Fique de olho nos tremores

Muitas vezes o animal não apresenta sinais tão intensos quanto os tremores do corpo. Por isso, se quando ele estiver em sua casinha, caminha ou em seu colo e, mesmo assim, estiver tremendo, pode ser que esteja com frio.

Sua pele diz muito

As baixas temperaturas ressecam a pele. Se você perceber que a pele do seu melhor amigo está mais seca que o normal, certifique-se de que é causada pelo frio para cobri-lo com uma manta ou colocar uma roupinha.

O que fazer para amenizar o frio?

A primeira coisa que muitos pensam são as roupinhas, certo? De fato elas ajudam muito a proteger o seu animal do frio, porém é preciso, antes de mais nada, saber se o seu pet é do tipo que prefere as roupinhas ou não. Alguns deles preferem não usar e se proteger de outras formas.

Além das roupinhas, você deve oferecer uma caminha quente para o seu pet, assim como deixar a sua residência, principalmente o local que o animal mais fica, livre de correntes de ar.

Se ele costuma dormir com você, separe uma mantinha especial para ele, pois a noite você pode se mexer bastante e ele pode acabar ficando sem coberta.

Entendeu como o seu animal pode sentir frio? Apesar dos pelos, eles podem sofrer no inverno, principalmente por causa das consequências como gripes e resfriados. Por isso, fique atento aos sinais e proteja o seu peludo.

 

Deixe uma resposta