• Home
  • Cães
  • Quais os cuidados necessários na gestação canina?

Quais os cuidados necessários na gestação canina?

Conheça mais detalhes sobre esse momento lindo e delicado. A gestação canina necessita de uma atenção maior para que todos os filhotes nasçam saudáveis

 

Um dos momentos mais delicados para qualquer espécie, a gravidez é um marco importante em diversas famílias. A gestação das cadelas dura em torno de 59 a 64 dias e necessitará de alguns cuidados especiais, causando mudanças em sua rotina. Você precisa ficar atenta a anormalidades e seguir à risca as instruções do seu veterinário.

A partir do sexto mês de idade, aproximadamente, a cadela começa a entrar no cio, o que deve continuar se repetindo a cada seis meses, pelo resto de sua vida. Outro fato curioso: as cachorrinhas não possuem menopausa, podem continuar procriando sempre, exceto aquelas que passam pelo processo de castração.

Conheça agora alguns cuidados básicos que você deve ter com o seu bichinho durante a gestação.

 

Cuidados com a cadelinha prenha

Supervisão médica

 

A sua cachorrinha deve visitar o médico veterinário regularmente. O profissional certificará que está tudo ocorrendo bem com a gestação, além de determinar o número de filhotes que estão sendo gerados. Pode também recomendar medidas extraordinárias em casos especiais, se necessário.

Alimentação correta

 

Você precisará substituir a ração regular por um alimento de maior valor energético e com nível de proteína mais elevado. O alimento indicado é ração para filhotes, pois contém uma quantidade maior de energia e proteínas, além de uma formulação rica em vitaminas e minerais.

A partir da quarta semana de gestação, é necessário aumentar a porção diária, a fim de que no final de sua gestação, ela esteja consumindo cerca de 40% a mais do que a dose indicada.

O trabalho de parto

 

A cadelinha é completamente capaz de realizar o trabalho de parto sozinha. Mas é claro, sempre mantenha a vigilância para certificar-se que está tudo ocorrendo normalmente. Você já saberá, previamente, quantos filhotes estão vindo. Se caso, após seis horas de trabalho, não aconteça a saída de todos, leve sua cadela ao veterinário com urgência.

Se a gestação ocorreu por meio de um cruzamento com macho de raça diferente e porte maior, o recomendado é realizar a cesária no bichinho, a fim de evitar complicações futuras.

 

E agora é só aproveitar, com muita alegria e muito amor, a chegada dos filhotinhos em seu lar. Verifique os produtos da Casa do Produtor, itens de qualidade para te auxiliar nessa nova fase.

Deixe uma resposta