Conheça a tartaruga tigre d’água 

Aprenda mais sobre a espécie e conheça os cuidados necessários 

Você está procurando um animal de temperamento dócil, exótico e que não precisa de muito espaço para viver? Então aproveite para conhecer a tartaruga tigre d’água! Contrariando o que o próprio nome diz, este réptil é, na verdade, um cágado da espécie Trachemys dorbigni. Ele pode ser encontrado no Brasil, Uruguai e Argentina, habitando principalmente pântanos, banhados, lagos e riachos. Confira a seguir as informações que a Casa do Produtor reuniu sobre este simpático animalzinho. 

Como faço para comprar? 

Para adquirir este querido réptil, é preciso encontrar um estabelecimento credenciado. A venda do animal requer uma autorização do IBAMA, já que se trata de uma espécie da fauna silvestre. Seu novo pet já sai da loja com um microchip para identificação, que também garante sua procedência legal, de um criadouro autorizado. 

Você vai precisar de um aquaterrário 

O melhor ambiente para seu réptil é uma mistura de terrário com aquário. Neste lugar, ele poderá nadar e encontrar terra firme para tomar seu banho de sol. É muito importante investir em um espaço grande, já que a espécie pode atingir até seis vezes o seu tamanho inicial. Não se esqueça que este ambiente precisa imitar o habitat natural do seu pet. Para isso, utilize um termostato e mantenha a temperatura da água sempre entre 23 e 26 graus celsius.

Ele precisa tomar um solzinho 

A exposição solar é vital para o cágado e deve ser realizada por pelo menos 15 minutos ao dia. Assim como nós, este réptil metaboliza a vitamina D com a ajuda do sol, e sem essa exposição pode desenvolver uma série de problemas de saúde. 

O que ele come? 

Para alimentar este réptil onívoro, basta oferecer rações próprias para cágados. Algumas delas vêm até mesmo com pequenos crustáceos, que oferecem uma proteína natural para seu pet. 

Mantenha o ambiente limpo 

Como seu tigre aquático fica confinado em um espaço fechado, é importante fazer a limpeza regularmente. Aparelhos como a bomba e o filtro de água são essenciais para manter a oxigenação da água e auxiliar na filtragem e remoção das impurezas. 

Como manter o réptil saudável?  

Quando é bem cuidado e vive em um ambiente limpo, o tigre d’água dificilmente adoece. De qualquer maneira, é recomendada uma visita anual ao veterinário para saber se está tudo certo com seu pet. 

 

Ficou com vontade de levar um tigre d’água para casa? Então aproveite para visitar o site da Casa do Produtor e encontrar tudo para cuidar do seu novo pet! 

Deixe uma resposta