Por que o camaleão muda de cor?

Uma característica muito marcante dos camaleões está no fato deles mudarem de cor de acordo com o ambiente. Mas, você sabe o motivo disso?

Se pudéssemos dar uma resposta direta para essa questão seria: camuflagem. Os camaleões mudam de cor para se camuflar e passar despercebidos aos olhos dos seus predadores.  Esse mecanismo de mudança de cor é chamado de mimetismo e serve para sua segurança.

Como ocorre a mudança de cor?

O camaleão possui em sua pele células chamadas cromatóforos, que possuem pigmentos de diferentes cores. Estas células podem contrair-se ou dilatar-se, conforme as reações nervosas do animal, e provocar uma repartição desigual dos pigmentos, o que implica as mudanças de cor.

Por exemplo, se o ambiente é verde, dilatam-se as células contendo pigmento esverdeado, enquanto as outras se contraem. Assim acontece com todas as cores, pois o intuito dessa característica é proporcionar segurança ao animal.

O mimetismo – o mecanismo de mudança de cor do camaleão – varia de acordo com o animal e com o habitat em que vive. Ele é característico de espécies com pouca mobilidade, que, em geral, costumam ficar em repousos por longos períodos. Dessa forma, a mudança de cor proporciona segurança ao animal nesse momento de repouso.

Interessante, não é mesmo? Os camaleões são animais fascinantes e que possuem essa característica principal que visa o proteger de possíveis predadores.

Deixe uma resposta