Estes animais de vida longa habitam ambientes aquáticos e terrestres do planeta
Todo mundo adora as tartarugas, mas você sabia que elas não são qualquer bicho de quatro patas, casco espesso e pescoço comprido? Embora façam parte da família dos quelônios, cágados, jabutis e tartarugas possuem grandes diferenças entre si. Confira mais sobre estes belos animais a seguir.
Tartaruga
Estes animais passam a maior parte do tempo na água, podendo ser marinhos ou de água doce. Apesar de aquáticas, as tartarugas não possuem guelras e precisam subir à superfície para respirar. Além disso, elas necessitam atingir a terra firme na época da desova, que é feita em bancos de areia que chocam e protegem os ovos de predadores naturais. Depois de 45 a 60 dias, os filhotes começam a sair dos ovos e correm ao encontro da água.
O casco da tartaruga possui um formato especial, para facilitar a locomoção no ambiente aquático. Na natureza, o animal se alimenta basicamente de moluscos, algas, crustáceos e peixes.
Cágado
Estes simpáticos animais são semiaquáticos e passam a vida transitando entre águas doces e a terra firme. Por conta disso, o animal também possui características hidrodinâmicas, que incluem patas cilíndricas recobertas em membranas, que possibilitam o nado e a caminhada sobre a terra.
Os cágados alimentam-se principalmente de crustáceos e pequenos peixes, porém existem rações no mercado que já suprem a dieta carnívora do animal.
Jabuti
Apesar das muitas similaridades com a tartaruga e o cágado, o jabuti apresenta diferenças significativas.
O animal vive exclusivamente na terra e, por conta disso, possui casco alto e pesado, que não oferece nenhuma vantagem embaixo d’água. Além disso, tem grandes patas cilíndricas, que se assemelham às patas de um elefante.
As diferenças não param por aí, já que a alimentação do jabuti se baseia em uma dieta vegetariana. Dentre os alimentos ingeridos estão frutas, legumes e muitas verduras. Também é possível encontrar rações para o animal em pet shops especializados.
Quais destes animais posso ter em casa?
Se você sonhava em ter uma tartaruga como réptil de estimação, é melhor mudar de ideia. O IBAMA autoriza apenas o jabuti de pés vermelhos e a tartaruga tigre d’água (que na verdade é um cágado) como animais de estimação.
Seja qual for a sua escolha, capriche no habitat do seu pet, que começa com a escolha de um terrário adequado e espaçoso. Consulte um veterinário no caso de dúvidas e garanta o bem-estar do seu bichinho.
Ficou com vontade de levar um desses répteis para casa? Então aproveite para conferir o site da Casa do Produtor e encontrar tudo para o seu novo pet!