• Home
  • Répteis
  • Iguana de estimação? Saiba os cuidados básicos

Iguana de estimação? Saiba os cuidados básicos

Se você deseja ter uma iguana como pet, é preciso ter consciência das necessidades específicas do animal

Antes de mais nada, é preciso saber que ter uma iguana de estimação depende muito do seu país de origem e suas leis vigentes, pois trata-se de uma espécie em extinção e, neste caso, a legislação é quem dita as regras a esse respeito.

Por isso, se você puder e decidir ter uma, é fundamental entender que o seu comportamento é muito diferente de um cachorro ou de um gato, pois a iguana é um animal agressivo e que exige cuidados especiais em diferentes situações.

Quais os cuidados básicos?

Quando optamos por um animal não muito comum, especialmente se tratando de um animal exótico, é normal termos muitas dúvidas. Uma iguana precisa de condições muito específicas em termos de ambiente, temperatura, higiene e alimentação.

O ambiente

Talvez essa seja a questão mais importante. Uma iguana precisa de uma boa iluminação solar, que fornece vitamina D e permita a absorção de cálcio e de outros nutrientes necessários à vida.

O animal passa a maior parte do tempo dormindo e, por isso, é necessário que o terrário seja colocado em um local que tenha o máximo de iluminação possível.

Por serem animais de sangue frio, as iguanas precisam de uma fonte externa de calor para regular a temperatura corporal. Por isso, o terrário deve manter uma temperatura média de 30ºC durante o dia e 25ºC durante a noite.

A alimentação

Por sua aparência considerada asquerosa, as iguanas podem parecer carnívoras, mas você sabia que na realidade elas são vegetarianas? Sua dieta deve basear-se em frutas e vegetais, sempre crus.

As frutas precisam ser oferecidas com moderação, pois possuem alto teor de açúcar. O ideal é que sejam oferecidas ao menos uma vez por semana. Além disso, existem ainda rações próprias para o animal, mas servem apenas como um complemento.

Higiene:

As iguanas são animais muito limpos, sua higiene é invejável. Por isso, você precisará apenas lavar seus recipientes todas as vezes que trocar a água e a comida, e limpar seu terrário uma ou duas vezes por semana. Lembre-se de utilizar apenas um pouco de água e detergente, pois produtos muito fortes podem irritar o animal.

Para facilitar a limpeza do terrário, basta colocar uma base de substrato no chão, que deverá ser apenas trocada regularmente para manter o ambiente fresco e limpo.

Uma iguana não demanda lá tantos cuidados, porém eles são diferentes de qualquer outro animal. Por isso, se você optar por ter esse animal, atente-se a essas diferenças e proporcione qualidade de vida ao seu animal de estimação.

 

Deixe uma resposta