Dicas para criação de tartarugas

As tartarugas são os répteis que mais se adaptam ao convívio com os serem humanos, principalmente por sua longevidade. Por isso, os cuidados em sua criação são essenciais.

Saber cuidar de um animal de estimação significa entender seu organismo e respeitar suas necessidades, e com as tartarugas não é diferente. Entretanto, cuidar delas é algo fácil e inclusive elas são muito indicadas como primeiro pet de crianças.

Elas se adaptam facilmente em pequenos espaços e não necessitam de muito tempo dos donos. As tartarugas são independentes, tranquilas e não oferecem nenhum tipo de risco para as pessoas.

Imagem: tartaruga olhando para frente com o fundo desfocado.

Quais são os cuidados que devemos tomar na criação das tartarugas?

Antes de mais nada, é válido ressaltar que você pode escolher entre dois tipos de tartarugas domésticas: as aquáticas e as terrestres. Cada uma necessita de um tipo de cuidado específico.

Tartarugas aquáticas

A tartaruga aquática desenvolve-se dentro de um aquário e essa será sua casa. O tamanho do local deve ser pelo menos de 4 a 6 vezes o tamanho do animal. Opte sempre pelo maior tamanho, para evitar despesas assim que ela for crescendo.

É preciso que o aquário tenha dois ambientes: um submerso em água para que ela possa nadar e uma parte acima da água, onde a tartaruga pode tomar banho de sol, se secar e descansar. Além disso, procure limpar o tanque pelo menos uma vez por semana.

Tartarugas terrestres

O ambiente deve ser ventilado e receber luz solar. É normal que muitos optem por deixá-las soltas em casa. Embora não seja errado, não é muito recomendado.

O ideal é comprar um terrário para a tartaruga terrestre, seguindo a mesma linha de raciocínio do tamanho do aquário para a marinha. Entretanto, se você tiver um jardim em sua residência, ela pode ficar ali Por ser espaçoso, elas irão adorar.

O que elas comem?

As marinhas ingerem mais proteínas e gorduras animais. O ideal é misturar o alimento com pequenas quantidades de peixe cru, pequenos crustáceos, legumes, larvas, grilos e pequenos insetos.

Já as terrestres são predominantemente vegetarianas. Elas adoram frutas, flores, ervas, folhas verdes e legumes. Se elas se adaptarem, é possível oferecer pequenos pedaços de carne crua e minhocas.

Ter uma tartaruga é bem divertido, principalmente para as crianças, que podem aprender desde cedo a ter responsabilidade e respeito com os animais. Por isso, se você deseja adquirir uma, siga essas dicas! Os cuidados com sua saúde são fáceis, mas é importante incluir visitas periódicas ao veterinário.

 

Deixe uma resposta